Aquele que queria mudar o mundo

Hj faz 40 anos que Che Guevara morreu e criou-se uma polêmica tão grande sobre a sua vida(mais do que quando ele vivia!) que até existe o mito da maldição de Che…Eu vim tocar neste assunto novamente(sim porque eu já falei sobre Che Guevara neste blog) não para dar o veredicto mas apenas para fechar as minhas idéias sobre esta persona.Quando comecei minhas leituras no livro "Pensamento Vivo de Che Guevara" queria defini-lo para mim mesma e conseguí!Agora eu sei quem foi Che Guevara!Che foi aquele que queria mudar o mundo!Nem vilão, nem herói, apenas queria mudar o mundo!Apesar de que ele bem que poderia ter sido qualquer um dos dois(e isto depende do ângulo que cada um o vê!)Para mim ficou a lembrança de um idealista fiel à sua ética e convenções.E sabemos de regra que todo idealista é muito só em sua crença e, com Che não deve ter sido diferente.Para completar minhas pesquisas, lí recentemente a reportagem da Veja, edição 2028 n°39/2007, da semana passada, que procura desconstruir a imagem de herói de Che.A reportagem diz que Che implorou por sua vida, ao dizer antes de morrer:"Você vai matar um homem"(dando um tom de temor da morte para Che).Agora no livro que estou lendo sobre ele, a versão das últimas palavras de Che é:"Dispara, covarde!Só vais matar um homem!"(dando um tom de bravura mas sem perder a ternura, rsrsrs) Afinal, quem está certo?Qual a versão verdadeira das últimas palavras de Che?Bom, mas o que importa é que a reportagem esclareceu outros pontos sobre a vida de Che, como:sua relação com Fidel.Eles eram amigos mas num determinado momento romperam a amizade porque Che não concordava com as idéias de Fidel.Che tinha uma perspectiva de vida e foi esta perspectiva de vida que atravessou décadas e estampou seu rosto nas camisetas, nas tatuagens, no discurso dos estudantes.E foi neste ponto que eu percebí:Temos sede de heróis!É, a humanidade precisa de heróis!Heróis que conquistam este título não por seus superpoderes mas porque fazem a diferença.E é tão raro nos depararmos com alguém que faça a diferença nesse mundo, que quando o reconhecemos na multidão, nos surpreendemos.Che era autêntico, líder, e se tornou um símbolo de ética e ideologia.Ao ler sobre ele me pareceu tb que além destes traços marcantes, Che possuía mais um: a falta de talento para a guerra.Che não sabia se carregava a bolsa de remédios ou a de armas(?)Mesmo assim ele matou muitos militares e foi nesta mesma data de hj, há 40 anos atrás, que ele pagou com a morte por estas vidas que tirou.Che era fuzilado!Ele deixou com a humanidade uma herança: a vontade de fazer justiça social.

Agora, prestem atenção:Em breve, Steven Soderbergh fará dois filmes sobre Che Guevara, intitulados "The Argentine" e "Guerrilla".E o historiador argentino Pacho O’Donnel está escrevendo a biografia "Che, a vida por um mundo melhor". Acompanhe estas obras e tire suas próprias conclusões sobre Che.Como vcs já perceberam eu já tirei as minhas(sem o compromisso de serem certas e imutáveis)Para mim Che foi um homem apenas que teve a coragem de querer mudar o mundo!

"E aquele garoto que iria mudar o mundo, mudar o mundo, agora assiste a tudo em cima do muro.Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder.Ideologia eu quero uma pra viver…"(Cazuza, na música "Ideologia")

"Nossos olhos livres hoje são capazes de ver o que ontem nossa condição de escravos coloniais nos impedia observar:que a civilização ocidental esconde sob sua vistosa fachada um quadro de hienas e chacais…"

(Che Guevara)

"Esta grande humanidade disse: Basta!E começou andar, e sua marcha de gigantes já não se deterá…"

(Che Guevara)

"O herói popular deve ser uma coisa viva e presente em cada momento da história de um povo…"

(Che Guevara)

Patrícia Fields.

Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

