TISS…ANS…CID/RAREZA COM RITA LEE

Olá…tanta notícia…tanta novidade,engraçado como eu não consigo falar de tudo!rsrsrs…Mas tô contente,porque veio finalmente no jornal,rádio…aquilo que nós profissionais da saúde(sou técnica de enfermagem) já sabíamos nos bastidores há tempos…A Agência Nacional de Saúde ,quer porque quer implantar o TISS(Troca de informações de saúde suplementar),do que se trata?Eu explico,é uma forma de obrigar que se coloque nas guias de convênio o código da doença que o paciente porta…estranho,né?Tb acho,lá no laboratório onde trabalho,o sigilo sempre foi completo…desde a recepção do exame,preenchimento do cadastro do paciente,seu número de registro e sua enfermidade,são informações que são “cruzadas”,entre nós(laboratório),hospital,e família…mais ninguém!Quando mandamos a guia preenchida para o plano de saúde…ele só precisa saber qual foi o procedimento realizado,e o paciente leva em anexo o diagnóstico para receber reembolso,e nós prestadores de serviço,apresentamos a guia assinada e autorizada,para que o mesmo não seja glosado(ficar sem pagamento).Com a implantaçao dessa nova forma de trabalhar,tudo muda…porque o CID(Classificação Internacional das doenças)sempre existiu,e nunca precisou de tanta exposição! Sempre foi de uso interno,não precisa constar por exemplo numa guia de solicitação de exames de rotina…ou seja um portador da AIDS faria seu exame de sangue de rotina,e só nós envolvidos na triagem saberíamos…Desta nova forma não…qualquer um pode saber do que se trata…Agora,fica a pergunta no ar…tendo o TISS ali na guia,o paciente vendo que qualquer pessoa ainda que não especializada(basta ter acesso ao código e identificar a doença)sabe o que ele tem…não se sentirá intimidado?Não surgirão constrangimentos?E quando a autorização do convênio ,não acontecer,e uma atendente despreparada citar a doença,explicando:”-Não pode ser aceita por nosso convênio,senhor(a)”…Como esse paciente vai se sentir?Do jeito que é hoje…a glosa pode até ocorrer…mas só as partes interessadas ficam cientes…podemos tratar de tudo:laboratório & hospital…sem prejudicar o paciente já num momento tão delicado e muitas vezes irreversível…Mas ninguém perguntou nada,perguntou?A prioridade é o sempre o dinheiro…e não a saúde!De qualquer forma deixo aqui meu protesto registrado!Mas acho que sigilo é sigilo!
Cabe à todos vocês conveniados,reclamarem…afinal vocês pagam um plano carissímo ,merecem portanto serem muito bem tratados!Quando a saúde pública vai ser digna?
Quero mais é que todos tenham muiita SAÚDE…já dizia nossa nova cidadã carioca Rita Lee(me amarro nela)…na canção :
  
Rita Lee – Saúde
Rita Lee – Roberto De Carvalho
 
  

Me cansei de lero-lero

Dá licença mas eu vou sair do sério

Quero mais saúde

Me cansei de escutar opiniões

De como ter um mundo melhor

Mas ninguém sai de cima

Nesse chove-não-molha

Eu sei que agora

Eu vou é cuidar mais de mim!

Como vai, tudo bem

Apesar, contudo, todavia, mas, porém

As águas vão rolar

Não vou chorar

Se por acaso morrer do coração

É sinal que amei demais

Mas enquanto estou viva

Cheia de graça

Talvez ainda faça

Um monte de gente feliz!

Bom FDS pra todos!

 

Publicado por Sandra Sclata  

 
 
Esse post foi publicado em Música, Notícias e política e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s