DEMOCRACIA ROUBADA?

 

Ontem rolou no auditório O GLOBO,mais um debate importante e conscientizador!Concordei com vários pontos abordados,mas me ficam várias interrogações…uma delas é democracia roubada?

Deveria ser democracia ausente…porque só roubam algo que vc possue,não é?E a galera já não vive uma democracia total há tempos…Consta lá na Declaração Universal dos Direitos Humanos,em seu artigo 6º:

"Todas as pessoas têm direito de ser,em todos os lugares,reconhecidas como cidadãos perante a lei."

Mas isso acontece?Estavam presentes na mesa do debate:

-Jailson de Souza,do Observatório de favelas

-Victória Grabois,Tortura Nunca Mais

-Marcelo Burgos,professor da PUC/Sociologo

-Edval Novaes,representando a Inteligência(?)do Rio

Todos eles concordam que a cidade,está dividida em grupos…os que tudo possuem e conquistam!No outro grupo,em que nada lhes é oferecido,nem mesmo seus direitos básicos,quiçá conquistar novas aspirações!

O favelado foi sendo posto de lado…logo que surgiu,como alguém que incomoda com sua presença inadequada…inexplicável.O problema é que houve um momento em que esse processo se rompeu,a favela resolveu participar da vida no asfalto…à seu modo!Estabelecendo suas próprias regras,e o que mais surpreendeu e que veio com força total!Em muitos casos,há a má intenção,a ladroagem…mas em sua maioria,os favelados são gente honesta que quer além de cumprir obrigações,num trabalho de carteira assinada,quer tb direitos como saúde e educação!

É pedir demais?O erro que o exército cometeu naqueles tempos ditadura…se vê tb nas chacinas…no caos que nossa cidade(maravilhosa?)vive…

Achei o debate excelente…tudo muito exposto e bem explicado…mas quer saber?Quem precisava ouvir tudo aquilo eram justamente os favelados,deviam estar presentes se informando ,em busca de uma vida melhor…Mas eles não sabem se defender,nem lutar…não estão acostumados a conquistar nada no dialogo,só conhecem a brutalidade!

Então?Qual é a solução?Quer me dizer?Por que eu não sei…

Publicado por Sandra Sclata

Esse post foi publicado em DIREITOS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s