SIM,SENHOR! NÃO,SENHOR!

Eu hoje estive lá no "Encontros O GLOBO" para assistir a pré-estréia do filme Tropa de Elite,de José Padilha.Filme cercado por muita polêmica!Nas ruas há dias,o ti-ti-ti é geral…muiita gente viu a versão pirata,golpe baixo né não?

Mas vamos ao filme,que é o que hoje realmente interessa neste post!Sabe o que me causa estranheza?É que durante esta semana,só falei de heróis…nada planejado já que eu não sabia que O GLOBO,faria essa pré-estréia!Quem têm blog sabe…às vezes a gente planeja escrever sobre um tema,mas outro invade e fica impossível não abordá-lo!Assim é com Tropa de Elite,como não ir assistir?Como não comentá-lo aqui?Hum…se bem que não posso entrar em detalhes,pode ser que vc ainda não tenha assistido(espere a versão oficial em 12 de outubro)e eu não quero tirar o seu prazer de tirar suas próprias conclusões sobre o filme!

O que vi na tela,foi um BOPE desnudado…uma Tropa se mostrando pra nós em todas as suas facetas.E ao seu modo, tentando se portar(conseguem ou não?)como "salvadores de nossa pátria",que há tempos não é mui gentil…lembram?Gentileza gera gentileza…

Agora entendo a revolta da PM com o filme…mas será que podem reclamar?Ou será que deveriam rever seus conceitos?E o BOPE deve continuar com essa linha de guerra?É mais ou menos…como dizer:"-Nós somos a Elite da guerra…portanto temos licença para matar o inimigo"

Por quê a gente assiste e até compreende(?) algumas atitudes de Nascimento?Por que Neto é tão afobado?Ah…nosso coração,então nos engana?Lição bem dita!E Matias porque não se situa?Por que pensa que pode viver em duas realidades?Em cima do muro?Não…quem é do BOPE…da Elite…têm que ter OPINIÃO…INTELIGÊNCIA!

Mas só quem é do BOPE?Só quem têm uma arma nas mãos?O BOPE é herói?Justiceiro?Podemos ou devemos fazer justiça,nós mesmos?A população,ou o Estado?Em que estado mesmo estamos?Em perigo ou quase resgatados?Entregues à deriva?Buscamos inteligência ou queremos tudo na força?

De que lado está o BOPE?Porque todo mundo sai de alma lavada do filme?

Acho que estamos tão desamparados,que saber que uma instituição como o BOPE existe(e insiste)e zela por nós,é um grande alívio!A pergunta é :a que ponto chegamos…estamos frios,insensíveis?

Não estamos…buscando novos…Heróis!

Achei o filme muito bom,um tantinho violento como o tema exige…mas foi bem feita a abordagem na vida familiar do Nascimento…esperando o nascimento de seu primeiro filho!O fato da esposa pressioná-lo,também me soou curioso…quem tá na chuva é pra se molhar!Casar com um profissional deste segmento e ter filhos com ele,implica abrir mão de muitas coisas…inclusive segurança.Mas o que eu tô dizendo…quem têm segurança nesta cidade?Neste país?Novos heróis surgirão?O que será de nós?

A fotografia do filme é excelente,as cenas são agéis e deixam nossos olhos fixos na tela.Quer saber mais?…Não posso dizer,senão perde a surpresa!

Após o filme,debate para interagir com a galera!Na mesa:

José Padilha(o diretor),coronel Ubiratan Ângelo,Michel Misse e Luiz Eduardo Soares

O mediador foi o jornalista Paulo Motta.

"Talvez quem sabe por essa cidade,passe um anjo

E por encanto abra suas asas sobre os homens

E dê vontade de se dar aos outros,sem medida

A qualidade de poder viver:VIDA"

(Fábio Jr. na canção Vida)

Publicado por Sandra Sclata

Esse post foi publicado em Entretenimento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s