100 ANOS NIEMEYER

Ontem no auditório O GLOBO(gratuitamente)aconteceu um debate(?)…hum…melhor dizendo um breve relato da vida e obra de um gênio brasileiro,e que está prestes a comemorar seu aniversário…

Como todo mundo sabe,não é um aniversário qualquer…no próximo dia 15 ,Oscar Niemeyer estárá completando 100 anos!Lúcido,capaz…e produzindo!

Ele é um exemplo pra essa galera com as mentes destruídas pelas drogas…tão ociosos pelas esquinas…

Enquanto ele com sua prancheta,mesmo agora com sua visão mais limitada…continua desenhando…projetando…para o futuro!

Um dos lemas dele ,imagino que seja não ficar olhando pra trás…ele enxerga tantos mosaicos em tudo…que imagino sua mente e mãos…e coração nunca páram…são pulsantes e emocionantes! Sempre armando pra cima do concreto…rsrsrs

Geralmente arquitetura pode nos lembrar algo sempre muito aço…quase frio…alguém olha e diz:

"Bonito,mas não têm vida…é mais uma construção"

Com os feitos de Niemeyer,isso não ocorre…todo mundo(até os incultos,como essa blogueira que vos escreve)conhece pelo menos menos algum traço seu…consegue identificar em alguma obra…sua mão…seu toque secular…a harmonia dos materiais de construção com a natureza invadindo…

Os arquitetos Henock e Lauro,confessaram publicamente que ninguém ainda conseguiu contabilizar todos os trabalhos de Niemeyer…fiquei então pensando…por isso ele é tão querido e conhecido…porque têm um enorme…incontável talento!

É isso que faz toda diferença…TALENTO…e isso ele têm de sobra! Uma vida que realmente precisa ser contada para as gerações mais jovens!

O engenheiro José Carlos Sussekind,afirma que não está trabalhando com ele há tempos por talento…mas sim porque é bom de papo!Fiquei sorrindo comigo mesma…é claro que não!Se ele conserva Sussekind ao seu lado,é porque tb nutre pelo engenheiro uma grande admiração…Numa parceria,seja de qual tipo for…admiração é tudo!É base de sustentação!

Sussekind nos conta,que Niemeyer adora jogar uma conversa dentro do ouvido alheio…hum…então é por isso que ele compreende tão bem ,quando alguém lhe encomenda um projeto….

Não é conversando que a gente se entende?Se conhece o outro?

Por isso ,sai direto da prancheta Niemeyer, pro ouvidinho do engenheiro Sussekind…e depois contemplamos com tamanha realização e beleza,diante os nossos olhos ,tudo pronto!

Gostei de tudo que vi e ouvi…Lauro levou slides com alguns trabalhos Niemeyer…uma baita sequência de fotos que me encantaram…

Eu adoro fotos! Não me canso de ver como a história pode ser facilmente recordada pelas imagens mais inesperadas!

Sussekind mostrou tb o lado mais caseiro de Niemyer,totalmente desprendido de valores monetários…apenas preocupado em chegar à perfeição dos traços monumentais…

Vamo combinar,isso ele já conseguiu né não?

Vai ser uma festa do século…

Publicado por Sandra Sclata

Esse post foi publicado em Entretenimento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s