O CAMINHO PARA MECA

Todo muçulmano segue o Alcorão deixado pelo Profeta.Nele constam 5 obrigações que devem ser seguidas à risca:

1)só devem acreditar em Deus

2)rezar cinco vezes ao dia

3)jejuar no mês de Radamã

4)fazer caridade

5)viajar pelo menos uma vez na vida para a cidade sagrada de Meca,depois pendurar na porta de sua casa o símbolo de sua peregrinação realizada

Fui assistir a peça "O Caminho para Meca",um texto de Athol Furgard baseado na história real de Helen Martins,interpretada pela atriz Cleyde Yáconis.

A peça foi escrita em 1985,mas nem parece…saí de lá mexida…com minha estrutura realmente abalada!

Na peça Helen é uma mulher que vê sua rotina mudar assim que fica viúva.Todos do povoado decidem que sua vida se encerra ali.Ela deve retomar sua vida rotineira,como afazeres domésticos e outras tarefas do povoado.Assim pensavam e decidiram por ela…ninguém perguntou o que ela pretendia fazer!

Helen em seu quarto,tem uma visão…não a renega,a compreende e a faz se materializar…nasce sua primeira escultura.

Seu poder de criação brota justamente,numa manhã de domingo,ela segue seu poder de criação e falta ao culto.Logo todo povoado a julga…uns como seguidora do satanismo(por conta de suas esculturas),outros como uma louca que assim ficou por morar sozinha!

Suas esculturas são produzidas em tanta quantidade,que a casa fica repleta delas,e precisam agora ser postas no seu quintal.

Todos que passam por sua casa,acham que ali mora alguém que decora sua casa,seu quintal de uma forma muito estranha…ninguém compreende sua arte.

Um dia vai passar por ali Elza,uma professora que pegou uma estrada errada e avista no caminho a casa de Helen.Finalmente alguém que vai olhar o trabalho de Helen com um olhar sensível e atento.

Ela fica encantada e trava uma amizade sincera com Helen.Esta por sua vez se sente surpreendida e feliz por finalmente perceber que sua arte podia ser compreendida do jeito que sempre sonhara!

Finalmente ela encontrava o seu caminho para Meca…sua libertação pessoal para sobreviver a todas as dificuldades de viver ali rodeada de gente que não a aceitava…nem entendia sua busca pessoal.Elza:amiga e confidente,a entende…como ninguém!

Fiquei pensando como um texto simbolico pode ter tanta verdade!

Quantos de nós ali assistindo a peça,também não somos compreendidos em nossa arte?Em nossa busca?

Chegaremos à nossa Meca sonhada?

Saí da peça,chorando…acho que preocupada com as coisas que ainda quero e sonho pra minha vida…conseguirei?

Tenho meus projetos profissionais e pessoais,bem guardados no meu coração!Sei que preciso trabalhar dia após dia por eles…porque nada cai do céu!

Sei que várias pessoas,me encaram como uma lunática que anseia por coisas que jamais uma mulher negra conseguirá…a despeito de tudo e desse olhar sobre mim,continuo minha peregrinação para Meca.

Isso é o que me move…a minha busca,a fé que tenho em Deus,que me inspira e me faz todo dia acreditar que posso cair hoje e levantar amanhã!Quantas vezes for preciso.

Derrubada,me levanto machucada,mas com o aprendizado que por ali não posso mais passar, por que há armadilhas com as quais me feri…Ou então passar de novo pelo fogo,sabendo que dessa vez ele não me queima não! Já sei exatamente como me defender de sua chama atraente e perigosa.

Como citado na peça,se aprendo a acender a vela,devo também me preparar para um dia apagá-la…mas não sem antes ter cumprido minha missão.

Que eu possa nunca desistir,mesmo chorando,eu quero continuar caminhando até chegar a minha Meca.

Escrevendo aqui enquanto caminho e sonho,

Sandra Sclata

Esse post foi publicado em Entretenimento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s