DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Uma data tão significativa assim deveria ser sempre inovada com o que há de melhor…mas não é o que têm acontecido na saúde de nossa cidade…do nosso Brasilzão!

E quando a gente acha que já viu tudo,sempre pode-se ter uma visão mais próxima do caos.Depois de já terem esquecido bisturi dentro de paciente,operarem lado errado do escrito no prontuário,troca de bebês no berçário,não é que agora trocam até a mãe dos outros?

É de conhecimento geral,que houve um erro inaceitável numa emergência,que gerou a maior confusão…um trauma mesmo!

Duas mães internadas,famílias completamente diferentes entre si,são misturadas nominalmente,e ninguém sabe como se deu a confusão!Como é que pode?

É de responsabilidade de quem recebe o paciente numa emergência,identificá-lo de forma correta.Geralmente quem o faz(num hospital público)são:auxiliares ou técnicos de enfermagem.

Essa ficha prontuário,vai passar daí por diante,por diversas mãos:enfermeira chefe,médicos.Tudo muito rotineiramente,e com medicamentos aprazados.Como então se deu essa troca?Quando os pacientes são internados,vários pertences são entregues aos familiares.Relógio,dentadura,cordão,qualquer coisa do tipo…tudo é envelopado,etiquetado e entregue à família.Nesse envelope o nome também tava errado?

E como uma filha não reconhece os traços do rosto de sua própria mãe?Não há mulher parecida com nossa mãe…ela é única,né não?

Bendita lucidez que trouxe esta mulher de volta à sua casa…benditas lembranças!Que felicidade pra eles poderem rever quem haviam dado como perdida…morta.

Ao pronto socorro cabe apurar qual equipe errou primeiro,pois os outros plantões só fizeram se ausentar da triagem que um trabalho de equipe exige!

Trabalhar com a saúde,não é apenas vestir branco e pendurar um crachá…é uma responsabilidade muito maior…consiste em respeitar o próximo!

Tem que respeitar a vida…não só a sua,mas principalmente a de quem estar ao seu redor buscando melhora de saúde!

Que um dia nessa data,só tenhamos coisas boas(saudáveis)pra dizer!

Querendo mais saúde pra todos,

Sandra Sclata

Esse post foi publicado em DATAS COMEMORATIVAS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s