ERRANDO A MÃO

O que antes era só uma suspeita,agora atraves da FDA (uma espécie de ANVISA americana )foi confirmada: todo mundo tá errando a mão no sal…estamos mesmo cometendo excessos na alimentação.

Eu de minha parte,confesso que sempre soube do meu exagero no sal.Não que ache bom uma comida salgada,mas um tempero um "tantinho" mais chegado…cai bem.Né,não?

Na verdade,se porventura cai bem no paladar…Cai muito mal no restante da nossa configuração.A questão é que essa "chegadinha" no sal,pode trazer sérios problemas pra nossa saúde!

Além de alterar o funcionamento do nosso organismo,devido a retenção líquida,resultando também em inchaço,dores de cabeça e outros mais variados sintomas de uma hipertensão.

Depois desses sinais,o que mais importa é verificar se a sua P.A (pressão arterial) está com sua sistólica e diastólica dentro dos parâmetros escalonados por padrão.

Do quê exatamente estou falando?

É muito simples…a sistólica nada mais é do que a chamada popularmente pressão máxima,e a diastólica conhecida como a mínima.Ou seja,nossa pressão arterial,nada mais é do que o sangue pressionado nas paredes das artérias do nosso corpo.

A P.A tida como padrão é: 120 x 80 mmHg (12 por 8 ),mas isso muitas vezes pode variar de pessoa pra pessoa.Pode ser que alguém tenha uma aferição diferente desta,e não esteja hipertenso,portanto nada de pânico!

Consulte sempre o seu médico,vale também procurar o Posto de Saúde mais próximo…lá com certeza,qualquer auxiliar ou técnico de Enfermagem poderá aferir sua P.A. prontamente.

Importante também:só faça uso de um hipotensor(medicamento que faz a alta pressão cair)depois de verificar a pressão atentamente.Medicamento não é brincadeira,inda mais sem prescrição! E não serve a prescrição do vizinho,ou do colega de trabalho! Só a prescrição médica deve ser levada a sério,e aplicada.

Eis uma tabela com valores pra apontar um perfil :

-Normotenso:pressão arterial normal

P.A sistólica:90 a 140 mmHg

P.A diastólica:60 a 90 mmHg

-Hipertenso:pressão superior ao normal

P.A sistólica: maior que 140 mmHg

P.A diastólica: maior que 90 mmHg

-Hipotenso:pressão inferior ao normal

P.A sistólica: menor que 90 mmHg

P.A diastólica: menor que 60 mmHg

*tabela extraída do manual de consulta para estágio em enfermagem (Difusão Editora)*

Esses valores acompanhados,de uma série de informações colhidas numa consulta,é que vai definir de que tipo você é…Além da diminuição do sal,você também deve praticar atividade fisica e cortar a bebida alcoolica de seus dias…Com essas ações a hipertensão não passará de uma ameaça distante!

Alias no quesito atividade fisica,o Ministro da Saúde Temporão,arrumou tempo pra dizer que todo mundo deve fazer sexo pra espantar a hipertensão…Que sexo é saúde,todo mundo tá cansado de saber…resta saber se sabem fazer sexo seguro!

Porque o que tem de gente que pode estar carreando DST(doenças sexualmente transmissiveis) por aí,não tá no gibi…Eu mesma sei de uma fadinha,que por onde passa,traça mesmo!Será que ela alterna sexo com as bandas pra protegê-los(os músicos) contra a hipertensão?

Foi só uma pergunta…

Como eu não sei essa resposta,FUJO da aparição desta fadinha profilática sexualmente ativa,onde ela vai…Eu decididamente não vou! Já que o local fica com voo excessivo,oscilando entre o palco e gargalo…rsrs…Impossível curtir um show assim: com alta pressão estourando e destruindo tudo! Ou seja,outro "derrame" prestes a acontecer…Mas o quê que eu faço?

Se eu escolho uma banda pra assistir o show,vou lá e curto de montão… e resenho modestamente aqui.Mas já no próximo show desta mesma banda resenhada aqui despretensiosamente,lá vem a mesma fadinha com sua medida profilática sexualmente ativa…ela não para…E eu saio à francesa mais uma vez.

Afinal de contas,eu tenho o direito de não ter os mesmos contatos que ela.Né,não?

De novo vou escolher um próximo show,ou seja o próximo para aplicação profilática sexualmente ativa dela(segundo o ministro Temporão),se depender desta fadinha não vai ter mais músico com hipertensão nesta cidade maravilhosa…rsrs

Mas por quê será que numa cidade tão grande como a nossa,o caminho desta fadinha profilática teima em ser o mesmo que o nosso:As Minas?

Hein?Eis uma pergunta que não quer calar.

P.S: você quer saber quem é a fadinha profilática sexualmente ativa?É fácil,acompanhe este blog aqui,ela tá sempre rondando alguém que a gente acabou de conhecer e modestamente resenhar por aqui…

Tsc..tsc..ela vai acabar errando a mão,né não?

Curtindo sal,açúcar e tudo mais à minha volta sem excessos,pra não prejudicar a minha saúde(não dizem por aí,que diabéticos e negros são alvos certos da hipertensão?),

Sandra Sclata

Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s