Para dirigir-se a outrem demonstre respeito

Você gosta de ouvir histórias?Pois foi exatamente isso o que fiz recentemente.

Fui assistir à peça "Dirigir-se aos homens" com Wilmar Amaral.E o que eu ví foram três textos que tratam de como é difícil se relacionar/conviver com os outros.Não há como evitar os ruídos que acontecem numa comunicação.Agora, o que mais me parece é que para realmente construir uma relação, é preciso se dirigir ao outro.É preciso externar.

Na peça, o primeiro texto monologado por Wilmar Amaral é o de um avô mendigo e seu neto(de Maxsim Gorri).O avô rouba e o neto não concorda com esse comportamento.Muito do que é dito entre os dois é uma crítica ao comportamento de ambos,mas o modo como é dito acaba parecendo que é pessoal.Então, os dois brigam – duas pessoas brigam porque uma se preocupa com a outra…Pode?Quantas vezes já não se brigou com quem se ama?

No segundo texto, O Arco de Fiódor Sologub, um idoso redescobre o sabor de viver novamente, realizando um sonho de criança: brincar livremente com um arco.Os poucos momentos que ele vive como uma criança, valem mais do que todos os anos que ele se arrastou até ali.

No terceiro texto, Wilmar Amaral nos traz Angústia(de Anton Tchekhov).Em Angústia, o personagem é um cocheiro que ficou sozinho no mundo.Perdeu a esposa, perdeu o filho.Ele não compreende como pode ser tão só.A dor muda, o faz procurar por quem o ouça, mas ele não encontra.A riqueza de um amigo que lhe ouça as mágoas e nos apóie é algo que não tem preço.

A peça foi toda encenada num cenário muito simples, intimista, fazendo com que todas as atenções ficassem voltadas só para o texto.

Patrícia Fields

Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s