Amigo Arretado

Em tempo de eleição, nada melhor para mim foi ler "O Tiete do Agreste" de Chico Anísio(este mesmo que faz o Vampiro Brasileiro e tantos outros personagens show). A história tem muito a ver com política.E quando falo de politica, não estou falando de partido, mas sim de concepções, daquilo que acreditamos ser democracia.Afinal, qual é o país que queremos?

A história tem como personagem principal Bio, que cisma em dividir o Brasil em Brasil-Este e Brasil-da-Peste.O único intuito de Bio é reformular um Brasil mais de acordo com o seu povo, por isso o Brasil-da-Peste se encaixa tanto com aqueles que ganham a alcunha de brasileiros empestados.

E olha, que no novo Brasil de Bio, o Brasil-da-Peste, acontece cada absurdo, que o mais absurdo mesmo é tudo parecer familiar.É uma sátira do nosso Brasil.

" – Isso não tem a menor importância.Eu quero saber é o conteúdo do vestibular(…)

-Só, porque só são três perguntas:onde tem água, como se faz pra arrumar emprego e onde é que se acha um prato de comida.Quem tirar nota dez, respondendo tudo certo, não somente é aprovado como, automaticamente, fica candidato a governador."

(pág.126 – O Tiete do Agreste de Chico Anísio)

É como se Chico Anísio fizesse a mesma pergunta de Renato Russo:"Que país é esse?", só que com uma pitada de humor…

E assim Bio, o nosso personagem sertanejo,compartilha com seu amigo mais chegado, que mora no Brasil-Este, o progresso do Brasil-da-Peste.O amigo ouve pacientemente e com um certo espanto todos os impropérios que Bio conta sobre o Brasil-da-Peste(mas amigo é pra essas coisas, não é?rsrs).

O descaso político às dificuldades do povo, o esporte com suas dificuldades e a realidade insolúvel da seca – tudo isso retratado neste livro, que conta com a capa de Ziraldo, nos faz pensar:

-Se eu pudesse declarar a independência e construir um novo país, eu seria um bom governante?

Ai, ai, por enquanto, está de bom tamanho que cada um governe sua vida, né não? – e este é um conselho pra lá de arretado e amigo.

Patrícia Fields

Esse post foi publicado em Livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s