Saber viver nos dias que correm

Acabo de ler o livro “Correio Feminino” de Clarice Lispector,editora Rocco.Nele uma coletânea de artigos dela,publicados em jornais e revistas,muitos até com pseudônimo para garantir total imparcialidade,nos mostra mais de sua personalidade e idéias.

Além do livro ter uma edição cuidada e bonita(a capa é toda com cor de menininha:rosa)traz também algumas ilustrações usadas na época da publicação do artigo no seu original.As mesmas eram “garimpadas”pela própria Clarice Lispector,que se interessava em escolhê-las pessoalmente,em revistas estrangeiras.Mais uma característica desta escritora,que além de fazer recortes de papel para seus artigos,também fazia recortes da vida diária e costurava tudinho nos seus textos,escritos assumidamente ou não,por ela.

Isso não importava muito,o que lhe interessava realmente era a sua:opinião publicada.Sobre o quê quer que fosse!Ela falava sobre tudo que lhe viesse como inspiração.

Ao que parece,ela era naturalmente pesquisadora do comportamento humano.E no livro estas facetas,foram cuidadosamente divididas em categorias:

-Um retrato de mulher

-Saber viver nos dias que correm

-Retoques no destino

-Aulas de sedução

-Entre mulheres

Em cada uma delas,há uma interação entre suas opiniões e dicas mais descoladas!Tudo numa abordagem feminina,frágil…e principalmente com firmeza/decisão.

“Você,minha leitora,não limite o seu interesse apenas à arte de embelezar-se,de ser elegante,de atrair os olhares masculinos.A futilidade é fraqueza superada pela mulher esclarecida.E você é uma “mulher esclarecida”,não é mesmo?”(artigo”Uma mulher esclarecida”de Clarice Lispector,publicado no Correio da Manhã em 21 de agosto de 1959)

Delicadeza e personalidade,são as dicas mais importantes que Clarice cita para essência do ser HUMANO.

Sandra Sclata

Esse post foi publicado em Livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s