GENTE GRANDE

Ao que tudo indica,querem por que querem,abrirem a temporada de caça às bruxas!(ando por aí,de pé atrás…rsrs). Primeiro houve o zunzunzum(confira esta seção do blog)sobre a liberdade de expressão.O que a imprensa pode ou não dizer/escrever?Um absurdo não?!

A imprensa tem todo o direito,e porque não dizer o dever de nos botar sempre por dentro de tudo!Quantas questões foram expostas e solucionadas,graças à iniciativa da imprensa? Liberdade pra ela:SEMPRE.

Pode deixar que nós,meros leitores,temos o discernimento e o bom senso pra filtrar:o que é bom ou ruim.Verdade ou Mentira. Já não bastasse essa ameaça,agora sobrou até para os mortos.

Do quê eu estou falando?

Ora,dele…um dos primeiros autores que li:Monteiro Lobato. Não me lembro que idade tinha exatamente quando li o primeiro volume de aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo(turma que é chamada por Cléu,namorada de Pedrinho de: “bandinho”,alguém reparou?).Ganhei uma coleção de 8 volumes,como eu lia vorazmente,só largava pra brincar de queimado na porta de casa ou pra assistir as aventuras já lidas na tv.

Bons tempos idos…agora um Conselho quer tirar “Caçadas de Pedrinho” das escolas,afirmando que a estória tem fundo racista ao se referir à Tia Nastácia.

Sou negra e em momento algum,me senti ofendida com tal estória.Se Emilia é abusada na sua fala com Tia Anastácia?É sim.Mas diz aí,com quem a boneca Emilia não é abusada? Retratar esse atrevimento,nada mais é dentro das estórias de Monteiro Lobato,um gancho(sem o Capitão)pra Dona Benta ralhar com a boneca por seus maus modos.E vamo combinar,Emilia é malcriada,fala palavras dirigidas à raça negra de Tia Nastácia,mas nunca a machuca fisicamente,como muitos filhos fazem hoje com seus pais,avós.Alunos fazem com professores,inspetores…é ou não é?

Quem conhece a obra do Sitio do Picapau Amarelo,sabe que Tia Nastácia não se ofende e nem se magoa com as palavras proferidas pela boneca atrevida.O que Emilia diz,se não for uma ideia oportuna,ninguém leva a sério. Dona Benta ou Narizinho se presentes ao ato,sempre imediatamente brigavam com Emilia por desrespeitar Tia Nastácia.Além de tudo,Emilia é uma ingrata esquecida,já que Tia Nastácia é que sempre lhe põe macela.

Na boa?Se perguntassem à Tia Nastácia se gostaria que punissem seu criador Monteiro Lobato,ela faria o sinal da cruz e diria: -O mundo está perdido,Sinhá.

Emília diria: “-Acho – respondeu – que não devemos mandar telegrama nenhum nem falar nisto a ninguém.Do contrário o Sitio se entope de gente grande e adeus!Gente grande estraga tudo.Eu não aturo gente grande.” (Caçadas de Pedrinho,de Monteiro Lobato)

Eu já sou gente grande,mas por dentro ainda sou uma meMina,

Sandra Sclata

Esse post foi publicado em Livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s