ENDO

Todo mundo alguma vez já ouviu sobre os malefícios do uso de pesticidas, para a saúde.E ainda que o manuseio de pesticidas pode causar doenças, como as endócrinas…e mesmo assim ainda tem muito agricultor que continua a usar pesticidas em suas plantações.

Por isso o pesticida endossulfam está proibido no mercado – ninguém mais pode usá-lo…decisão acertada do Ibama e da Anvisa.Mas existem outros tipos de pesticidas?Claro que sim.

Pois segundo essa definição:

“Pesticida é toda substância ou produto químico capaz de destruir organismos nocivos ao meio ambiente.”(extraído do dicionário de saúde)

Logo, o endossulfam não é o único pesticida do mundo.Inclusive, o pesticida cihexatina já teve seu uso proibido bem antes do endossulfam, que já foi banido de mais de 60 países(então, por que ainda é usado no Brasil?).

Mas será que não há outro jeito de deixar a plantação livre de pragas sem agredir o meio ambiente?

Sim, estas soluções existem e, pasmem vocês: não são poucas.Para cada tipo de plantação, para cada tipo de praga, existe uma solução ecologicamente correta.Ou seja: pode-se evitar o uso de pesticidas, sim.

Soluções como espantar as formigas com iscas formicidas, óleo mineral e até joaninhas também ajudam a combater certos tipos de pragas…então, não há motivos para continuar usando pesticida por aí.

Patrícia Fields

Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s