ÓBVIO E ULULANTE

Acabando o ano,e eu termino de ler mais um livro impresso(viva eles,sempre!).Desta vez o título é:”No país da piada pronta”,de José Simão.Depois da recente eleição,poderia haver título mais oportuno?

Pelas páginas do livro,Simão aponta esmiuçadamente situações e vocábulos de nosso país “engraçadinho”!

Ele conseguiu(não sei como)dividir o dicionário de nossa língua(recentemente/novamente acordada ortograficamente)em três subdivisões marcantes:

-dicionário lulês

-dicionário tucanês

-dicionário antitucanês

Pode?Se pode,se deve ou não…o Simão o fez…rsrs…No lulês,a expressão mais pura do nosso Presidente Molusco.Sabe quando ele num discurso pronuncia que os alquimistas estão chegando?Todo mundo num primeiro momento entende que ele se refere aos que transformam tudo em ouro…Mas na verdade,ele quis dizer:que os eleitores do Alckmin,estavam presentes…esse é o nosso Brasil atual.É ou não é?

No tucanês,declarações com muitas voltas,que nunca chegam a lugar nenhum…Como por exemplo,afirmar que alguém é:cake designer.Não é mais fácil dizer:cozinheira(o)?

No antitucanês,a palavra direta e clara…como:Empresa de Transportes Trans Torno.Mais direta impossível.

Ainda passando pelo transporte,temos sem sombra de dúvida uma piada pronta:a Perimetral será derrubada!Sem ninguém ter usado um plebiscito(já possível dentro da Lei)pra perguntar se todos da Cidade Maravilhosa,dita Rio de Janeiro,desejam e concordam com isso…Eu que passo sempre por ela,vou sentir falta…acho que ela desafoga o trânsito sim!E ainda me salva de passar pela zona portuária,mui perigosa pra uma mulher ao volante,né não?

Mais quem se importa,né?Quem decidiu derrubar a Perimetral,não usa ônibus,e nem trafega só…tem sempre mega seguranças por perto….assim é mole.

Ver o presidente Molusco derrubar a maquete da Perimetral,me deu a certeza que o nosso Brasil virou mesmo o país da piada pronta.O que há de mal nisso?

Bem pra mim,só vale piada contada por quem tem graça…E eu já não acho graça em muitos politicos faz tempo…a eleição 2010 então foi uma piada de muito mau gosto!Quero deixar de lado mais esse factóide,e tocar em frente!

Quem puder/quiser leia o livro,mesmo se não achar tão divertido,pelo menos pode ver os vocábulos,sob outro prisma.Isso por si só,já vale a leitura do impresso.

Quanto ao ano que virá,tomara que possamos rir pra valer…mas não de tudo.Que tenhamos também “time”pra escolher o que realmente é puramente engraçado,e não confundir com o que seja destrutivamente mais um escárnio da população.

A gente merece mais respeito.Isso é:óbvio e ululante.

Feliz Ano Novo pra todos, e que Deus nos proteja em mais um ano(desta vez regido pelo Coelho,segundo o povo chinês) que vem vindo,

Sandra Sclata

Esse post foi publicado em Livros, Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s