ANO CORRENTE

Segundo a tradição chinesa,a partir de 03 de fevereiro inicia-se o ano do Coelho.Esperemos que seja um ano de avanço e não de retrocesso!Digo isso,porque no ano passado “armaram uma caçada” pra cima de uma obra impressa de Monteiro Lobato,bem no ano do Tigre,ou seja uma abocanhada bem ameaçadora/perigosa,aqui em pleno Brasil.

Já neste ano corrente,viraram o foco da censura para o nosso Coelho.Ou seja,as obras impressas do brasileiro Paulo Coelho estão momentaneamente proibidas no Irã.Por que isso?

Pelo que conta nosso Coelho(digo nosso,porque a obra musical e impressa de Paulo Coelho,acaba fazendo admiradores como eu,falarem dele com essa aparente intimidade)em http://www.facebook.com/paulocoelho a proibição seria consequência de um ato passado de seu agente literário Arash Hejazi.

Em tempos já idos,ele teria visto de perto o assassinato de Neda Agha Soltan,por ocasião dos protestos contra a releição do presidente Mahmoud Ahmadinedjad.Ele tentou socorrê-la e foi filmado.Desde então sua vida mudou.Ele fugiu do país e sua editora local fechou as portas.

Na época do ocorrido,nosso Coelho solidarizou-se com seu agente.Agora está vendo como é tratado quem não abandona seus contatos/amigos!

A pergunta que não quer calar é:-Até que ponto isso prejudicará Coelho ou Hejazi?Neda já pagou com a vida por expressar sua opinião.Hejazi provavelmente ainda passará por algum tempo fugindo…mas para Paulo Coelho,penso que pouco mudará.

Quando um escritor já tem sua obra impressa admirada,nem a censura o derruba.Pois quem adquiriu/possui um livro impresso,pode emprestar a outro,e assim por diante…muitos podem ler atraves de um único exemplar.

Paulo Coelho também disponibilizou seus livros para serem baixados gratuitamente na internet…a essa altura tem mais gente lendo…lendo…lendo…

Surpreende que em tempos,ditos/proclamados tão modernos,Lobato e Coelho,passem por isso…Quem será o próximo a ser censurado?

Tanta coisa grave pra ser “cortada”,e decididamente aqui e acolá,cismaram com os livros impressos.

Eu não imagino o mundo sem eles…

Sandra Sclata,uma leitora de todo impresso que cai em suas mãos,e que um dia sonhou publicar suas opiniões em jornais ou revistas.Agora não sonha mais com isso,pois há tempos já nem dorme mais,como pode então sonhar?

Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s