ATÉ QUANDO?

Acabo de ler o impresso(viva o farfalhar das folhas)”Nidus Vitreo-Diários de Cheiros”,de Josely Carvalho.Nele, como na exposição da mesma artista plástica no Museu Nacional de Belas Artes,podemos perceber o foco do cheiro em tudo que tão de perto nos rodeia…

Ainda hoje procuro,sem êxito,um arbusto,cujo nome desconheço,mas que tive por perto durante uma parte da minha infância.O cheiro está cá,gravado,e sei que,se voltar a topar com ele um dia,direi:"Cá está!É este!"- e eu tinha então três anos de idade.

 

Ela acredita e “prega” que tudo de nossa mais remota ou recente lembrança:tem cheiro.E que basta,fecharmos os olhos,e entrarmos em contato com esse cheiro…que tudo volta…tudo mesmo!Será?

Aproveitando que a visão de sua instalação de galhos em resina,nos causa impacto,a artista plástica nos leva a refletir sobre a vida da galera animal do nosso planeta.Todos possuem um ninho seguro no seu habitat?

É preciso saber/entender que:

-pássaros

-peixes

tartarugas

e outras espécies estão sendo mui mal tratadas pela humanidade em geral.Ela também nos apresenta o nome de um dos mais recentes culpados por essa barbárie:o Corexit 9500.Produto químico e caústico que mata pra valer!O mesmo tem sido usado para disfarçar e reter o vazamento de petroleo nas águas.Ou seja,de qualquer jeito os animais morreriam,apenas agora pensam ter encontrado um “exterminador” mais discreto perante a população.

Eu que sou uma apaixonada pela natureza e principalmente pelos peixes,fiquei impressionada com as fotos e textos reveladores do livro sobre a atual mortandade.

Até quando deixaremos de preservar a vida?

Sandra Sclata

Esse post foi publicado em Livros. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s