O JUÍZO

Dalila(Mel Lisboa),Sansão(Fernando Pavão) e Abbas(Milhem Cortaz)

Chegou ao fim a saga de “Sansão e Dalila” exibida pela tv Record,numa adaptação livre de Gustavo Reiz.Foram acrescentadas várias personagens e nuances na história biblica do livro de Juízes nos capítulos:13,14,15 e 16.

É bem verdade,que os acréscimos não atrapalharam nem desvirtuaram a essência dessa história.Sansão(interpretado pelo ator Fernando Pavão)desde o ventre de sua mãe,tinha por missão libertar seu povo da escravidão.Todos já estavam cansados dos maus tratos filisteus.
Ele até que era um bom filho,não bebia alcool e nem comia nada que fosse dedicado aos deuses.Ou seja,era fiel ao Deus invisivel/vivo.

Mas Sansão(como todo mundo)possuía um ponto fraco.O dele era ser fortemente atraído pelas mulheres filistéias.Para escandâlo e reprovação dos seus, casou-se com uma…Na Biblia(até onde eu sei)não é mencionado seu nome,que nesta adaptação livre foi interpretada pela atriz Rafaela Mandeli.

Desta união, Sansão sofre sua 1ª traição por conta de um enigma oferecido por ele aos filisteus, que por sua vez não o conseguem decifrar.Ameaçada de morte por seus convidados, a mulher de Sansão lhe arranca a resposta, salvando assim(temporariamente)a sua familia de ser queimada.

Passado os dias,Sansão volta para os seus,e parece ter finalmente recobrado o juízo e estabelecido na sua fé em Deus.A história bem que poderia terminar assim,não é?Mas qual de nós,meros mortais,seguimos à risca o que Deus nos escreve?

Pois com Sansão não foi diferente,sem ter aprendido a lição direitinho,ele envolve-se novamente com outra filistéia:Dalila(interpretada pela atriz Mel Lisboa).Esta por sua vez recebeu a tarefa dada pelos filisteus:descobrir o segredo da grande/invencivel força de Sansão.Ele já fora capaz de matar sozinho um batalhão inteiro!

Depois de 3 vezes ter sido “enrolada” por Sansão,Dalila se impacienta,dá o ultimato e consegue desvendar o segredo.Daí pra frente,Sansão já cego dos dois olhos,passa finalmente a enxergar o mundo como ele de fato é:cheio de armadilhas bonitas e mortais.

Morre o homem e nasce um dos Juízes mais celebrados da Biblia Sagrada.Aquele que matou mais na sua morte,do que em toda a sua vida.Sansão liderou o povo por 20 anos.

“Certo dia o Anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse:Você é esteril…mas engravidará e dará a luz a um filho…e não se passará navalha na cabeça do filho que você vai ter,porque o menino será nazireu,consagrado a Deus desde o nascimento,ele iniciará a libertação de Israel das mãos dos filisteus.”(livro de Juízes no capitulo 13,versículos: 3,5 na Nova Versão Internacional da Biblia Sagrada)

Meus parabéns à toda equipe Record,pelo belissimo trabalho.Que venham outras minisséries,a Biblia Sagrada está cheinha de histórias que valem a pena serem contadas…

Sandra Sclata

Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s