Pode?

Vira e mexe alguns medicamentos são submetidos a teste.E isto é algo positivo pois só assim se descobre o que pode ou não ser usado.Durante muito tempo a Avandia utilizava como princípio ativo de seus remédios contra diabetes, o rosiglitazona.Mas agora, está tendo que repensar sobre o uso da substância.Se por um lado,o rosiglitazona aumenta a sensibilidade à insulina por outro, ela é suspeita de ser a principal causadora de doenças cardiovasculares.

Essa suspeita foi levantada por Steven Nissen, que associou o uso dessa medicamento aos contantes riscos cardiovasculares pelos quais passavam os pacientes que o haviam ingerido.Agora é proibido, por quaisquer motivos, o uso do rosiglitazona.

Mas acontece que me informando sobre o tema, descobrí que em 1984 foi publicado um estudo intitulado “Efeito Tomate”.

Nome que apesar de curioso para um estudo, os autores Goodwin, J.S. e Goodwin, J.M.explicam que ele se refere a um pânico que pode tomar conta da população, quando determinado medicamento é proibido.Segundo eles, a utilização do termo deriva do seguinte fato histórico: o tomate pertence à família das solanáceas. As folhas e frutos de várias plantas desta família como, por exemplo, a beladona e o mandraque, podem causar morte se ingeridas em grandes quantidades, tornando-as, assim, plantas venenosas.
De acordo com este raciocínio do século XIX, por causa do parentesco, o tomate também era um fruto venenoso. Essa “lógica” só foi quebrada em 1820, quando Robert G. Johnson comeu um tomate nas escadarias do Tribunal de Salem, em New Jersey, e é claro não morreu.

Por via das dúvidas, antes de usar qualquer medicamento é bom ter o aval do médico e, principalmente fazer algo que quase ninguém faz: ler a bula.

Patrícia Fields

Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s