CARTAS DE AMOR

09 de junho a 31 de julho 2011 no CCBB

Assisti a peça “Cyrano de Bergerac” com texto de Edmond Rostand,direção de João Fonseca,e um elenco de primeira qualidade.No papel principal,o ator Bruce Gomlevsky nos presenteia com um Cyrano inteligente & valente,que além de apaixonado pelos seus ideais,ama de paixão sua prima Roxane(interpretada por Julia Carrera).

Desde criança convivendo muito proximamente um com outro,Roxane vê no primo o seu antigo companheiro de suas aventuras infantis e hoje um amigo confidente e querido.E nem sequer imagina o amor sincero que Cyrano nutre por ela.Um amor capaz de qualquer coisa.Capaz de qualquer sacrificio,se Roxane pedisse a lua à Cyrano,ele certamente lutaria contra qualquer dragão e lhe traria a mesma envolta pra presente.Por quê então não se declara e confessa à ela o que lhe vai no coração?

Simples,cara pálida.Cyrano de Bergerac possui um nariz protuberante,que lhe deixa plasticamente um homem feio,e que o faz ser ridicularizado por muitos.Como pode então sonhar com a possibilidade da linda Roxane lhe direcionar um segundo olhar?Um olhar apaixonado?Como a Bela poderá amar a Fera?

Mas o amor verdadeiro precisa de uma plástica perfeita e exuberante pra existir?

Mesmo nesse texto oriundo de 1897,o preconceito com o feio se mostra ainda atual,e a peça se abre para um triângulo amoroso.Cyrano ama Roxane,que ama Christian(interpretado por Sergio Guizé).

Christian é fisicamente belo,mas incapaz de um raciocinio lógico.Cyrano é inteligente/interessante,conversa sobre qualquer tema,sabe escrever versos e luta corajosamente com sua espada.O que importa se não é belo fisicamente?Cyrano é um SER humano que deseja realizar suas aspirações de forma honesta,sem precisar ceder a subterfugios inescrupulosos.Cyrano preza pela boa índole.

Qual mulher não se apaixonaria por esse homem?Somente as mulheres futeis(as fadinhas) trocariam essas qualidades de Cyrano pela beleza fisica/temporária de Christian.

Por uma dessas peças pregadas pelo destino,é justamente à Cyrano que Roxane confessa que está apaixonada por Christian,e mais ainda pede que ele o proteja caso(ambos pertencem ao mesmo regimento)sejam convocados pra guerra.Ela pede que Christian lhe escreva sempre cartas de amor…mas como Christian vai cumprir tal promessa,se ele não passa de um tolo?

Cyrano tem a solução,ele vai escrever de próprio punho as tais cartas de amor para Roxane,mas quem vai assiná-las é Christian.Ao lê-las Roxane delira…seu amor além de lindo fisicamente,também é lindo por dentro!

Como toda mentira,essa também vai cair por terra,e Roxane finalmente saberá toda a verdade…e perceberá quem lhe devotou todo amor sincero…por toda a vida.

Uma história de amor inesquecível…

Sandra Sclata

–>dica de hoje

Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para CARTAS DE AMOR

  1. Claudirene disse:

    Gostei do post.

    celinha_demais@hotmail.com
    189.81.98.206

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s