ENIGMA

De uns tempos pra cá, um desenho enigmático tem tomado conta de propagandas, ofertas:trata-se do QR code.

Eu mesma,só tive contato com o QR code quando publiquei o meu livro Golpe de Sorte – é que o QR code aparece impresso nele – e eu me questionei:para quê serve isso?

O pouco que sei é que o QR code é uma tecnologia de código de barras em 2D, que pode ser captada por câmeras fotográficas de celular e decodificada por programas de leitura de QR code previamente instalados no celular.Dentro do QR code geralmente vem armazenado informações sobre o produto, ou trecho de textos ou links(nesse caso para visualizar você precisa estar on line, é claro).

Agora, no que esta tecnologia muda a nossa realidade?Para mim, o QR code mais parece uma daquelas ferramentas usadas em filme de espionagem…

Bom, para entender melhor tudo isso: descobri que o QR code foi criado para ser usado na indústria de veículos em 1994…mas então por que o QR code foi parar nos livros e nas propagandas?

Então, é importante saber de um outro detalhe: é que o QR code é capaz de armazenar até 4.296 caracteres, dependendo do tipo de texto que se vai inserir no código.Seria este o motivo?Estaria o QR code dando a oportunidade a qualquer pessoa de armazenar grande número de dados, de forma codificada, num curto espaço de uma imagem?

A pergunta que fica é: para quê será usado o QR code futuramente?

Antes de pensarmos numa resposta para isso, a banda Pet Shop Boys fez o clipe de uma música sua “Integral” com o QR code ao fundo…isso já é inovação.

Patrícia Fields

->Dica de hoje

Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s