PROJETO DE EDUCAÇÃO

Aproveitei um tempo livre para assistir ao filme “Preciosa-Uma História de Esperança”,produzido por Lee Daniels e com roteiro de Geofrey Fletcher.A trama é baseada no livro impresso(que eu ainda não li)”Push”de Sapphire,nela nos deparamos com Precious Jones(Gabourey Sidibe);uma garota negra que sofre onde quer que vá…Até em casa onde deveria repousar em segurança,é molestada sexualmente por seu próprio pai.Desses constantes estupros,duas crianças nascem.

A mãe(Mo’Nique) de Precious lhe agride verbalmente e fisicamente,sempre a acusando de ter lhe roubado seu parceiro sexual.Mas como Precious pode ser a culpada,se dos três envolvidos,ela é a real vitima?

A garota pobre do Harlem,quando se arruma pela manhã para ir ao colégio,fantasia com o espelho…Não se enxerga/aceita como é: negra e obesa.Prefere fantasiar que é: loira e magra.Acredita que só assim poderia ser feliz.

No colégio tem dificuldade com a leitura e a escrita,só consegue desenvolver cálculos.Afinal de contas,na matemática tudo é exato e preciso.Com a linguagem que ouve/conhece,ela sempre é humilhada.Pra quê então tentar aprendê-la?

Já que está grávida pela segunda vez,o colégio decide remanejar Precious para um projeto de educação mais adequado.E é no mesmo que a vida de Precious e de outros alunos de outras instituições,também considerados abaixo da média,vão perceber com a ajuda da professora(Paula Patton) verdadeiramente interessada por eles,que deficiências e dificuldades podem ser superadas por qualquer um de nós…basta ter uma chance batendo à porta.

A vida de Precious começará a mudar,quando ela notar que pode confiar em algumas pessoas,e que estas podem por sua vez se tornarem seus amigos.Ela também vai aprender a ler e a desenvolver a escrita.

Escrever é libertar-se…

Precious Jones vai trocar relatos por escrito com sua professora dedicada,e atraves deles será sempre por ela aconselhada.Seus relatos por escrito despertará também,em seus colegas de classe, grandes emoções.

Porque no resumo da ópera,uma garota Preciosa como Precious,nunca passaria despercebida por ninguém,nem que quisesse…a vida simplesmente não lhe permitiria.

Sandra Sclata

dica de hoje–> No próximo domingo em comemoração ao término do horário de verão,assista sem caretas e brigas, à final da Taça Guanabara: Vasco x Fluminense

Esse post foi publicado em FILME, Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s