MAIS ALGUMA COISA?

Sabe como é ouvir uma história e, no final ter a sensação de que por mais que se comente sobre ela, sempre haverá mais alguma coisa a dizer?Foi exatamente assim que me senti ao assistir o filme “Preciosa – uma história de esperança“.

Preciosa é uma mulher negra e pobre que sofre abuso sexual dentro de casa.Mas peraí, não se trata apenas de um drama.Preciosa é um filme que transmite sua mensagem sem rodeios.

Preciosa tem uma vida horrível, que a impede de avançar do conceito de mulher negra, pobre e violentada.Preciosa não consegue ser mais do que isso.Está presa e só.Mas na vida de Preciosa existe uma escola, um professor.Este professor nota que Preciosa consegue fazer contas muito bem…então por que não aprende todo o resto?Os educadores, então, vão à luta por Preciosa e, a indicam à escola Cada Um ensina Um.

Neste lugar, uma outra professora acolhe Preciosa e lhe apresenta um antídoto que pode libertá-la do seu casulo: a escrita.Sim, escrever passa a ser tudo.Não resolve os seus problemas mas inaugura um mundo dentro de si.É a fagulha de um ser, que antes era inanimado.Preciosa então, passa a ser mulher negra, pobre, violentada, mãe, alfabetizada e tudo mais que ela quiser ser.

Agora, se até o final do filme você sentir vontade de fazer como a assistente social que se recusou a ouvir tudo o que a mãe de Preciosa tinha a dizer, e saiu andando, então você terá entendido que no mundo existe muitas histórias como esta.Que nele também existe muita gente, como os profissionais do filme, que acreditam no que fazem e, mesmo assim encontram as portas fechadas.

Patrícia Fields

Esse post foi publicado em FILME, Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s