JOVEM E JUSTO

Meu papo pra aqui hoje,era outro…mas eu não poderia deixar de registrar meu lamento pela partida do talentoso Chico Anysio.

Seus personagens fizeram parte de minha adolescência e foi lindo demais ver meu Fluminense homenageá-lo com o gesto tão característico do Professor Raimundo, mestre da escolinha que não tinha:ninguém morrendo por bullying,nem assassinatos…dentro dela só a tristeza morria e não tinha carteira escolar certa pra se sentar.

Eu gosto de vários dos personagens que ele criou,mas um eu destaco porque me marcou de fato:o Jovem.

Tinha como seu bordão:-Eu sou jovem,meu papo é outro.

Na época de seu lançamento,eu atravessava o período turbulento de adolescer,onde tantas ideias,iniciativas e atitudes,nem sempre são compreendidas ou atendidas conforme nossa expectativa.Sempre que entrava num confronto,e não foram poucos que já tive pela vida afora(eu nasci & sou cri cri,fazer o quê?),eu me remetia ao bordão…nem que fosse mentalmente muitas das vezes.

Quando também me deparei com seu personagem Justo Verissimo,pude me perceber um SER prestando mais atenção na politica.Me vi indignada com o fato de ser maltratada,simplesmente por ser pobre.Eu já não tinha a vida fácil,por ser: mulher e negra,somando-se a pobreza então…

Com o personagem Justo Verissimo,Chico apontava claramente o quanto um politico corrupto pode odiar e tripudiar todo um povo,por mais numeroso que seja…Se um povo não for consciente de seu valor,jamais conseguirá erguer a cabeça e lutar pelo que é seu por direito.Toda a nação explodirá!

E agora?

Em tempo de eleições(em breve já vamos nós lá de novo!)quem irá bolar um personagem da hora para expor com humor as mazelas que o governo faz sem parar?Quem irá denunciar essa Zorra Total?

Sentirei saudades de Chico Anysio e de seu humor inteligente que nos trazia o riso e conduzia a reflexão.Do alto dos seus 80 anos,ele era um Jovem que nos fazia rir e pensar porque o seu papo realmente era outro…

Sandra Sclata

dica de hoje

Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s