DEVOLVA-ME

Você sabe o que é IMEI?

Pois esta que vos escreve,não sabia até bem pouco tempo…Mas por obra do acaso(e eu não acredito em coincidência,uso apenas “obra do acaso”por força de expressão)acabei aprendendo direitinho!Como assim?Eu explico:

Um colega meu andava pela rua(agora graças ao pontos BRS:Burros Reguláveis ele anda um percurso longo)e deparou com um celular no chão.Na sua frente ninguém à vista(graças aos pontos Burros Reguláveis qualquer um de nós passa por ruas desertas,já que nem sempre os colegas de trabalho podem ficar juntos num mesmo ponto,o buzão de todos nós passa na mesma rua,mas nem todo ponto de ônibus serve(?) de parada obrigatória)acelerou o passo,na esperança de encontrar alguém virando a esquina de volta,possivelmente o dono/a dona do aparelho perdido.

Não teve essa sorte.

Quase que imediatamente a tela do mesmo se apagou.E agora?

Com a visão do buzão surgindo,meu colega “disparou” para o ponto de ônibus demarcado(que jeito?)e nele entrou.

Mais tarde,ao telefonar e me contar o ocorrido,me perguntou o que fazer pra encontrar o dono e lhe devolver o aparelho?Sugeri que tentasse recarregá-lo,quem sabe assim o dono/a dona ligasse de volta?

Essa sugestão minha,não deu certo,o aparelho foi recarregado…mas ninguém ligou.Sugeri então que ele procurasse na agenda do aparelho,um telefone registrado como de:casa ou algo similar.

Impossível…espertamente o dono/a dona do aparelho bloqueou o seu teclado e sem a senha solicitada ninguém acessava nadica de nada.

À essa altura do campeonato “Devolva-me”,meu colega já estava desesperado por estar com algo que não lhe pertencia…quando eureka! Ele teve uma baita ideia,me disse:-Vou telefonar para a operadora do celular contando tudo,eles saberão me orientar.

Dito & Feito.

Lá o funcionário de plantão,deu uma dica da hora:bastava meu colega lhe dizer o número do IMEI e atraves dele,a operadora localizaria/entraria em contato com o dono/a dona do celular.

Mas o que viria a ser o IMEI?

Ora,eu só aprendi agora,mas é bem fácil e importante,saca só(se você já sabe,perdoe esta blogueira desinformada):IMEI (International Mobile Equipement Identity)nada mais é que a Identificação Internacional de Equipamento Móvel armazenada no EIR(banco de dados)e registrada na carcaça de todo aparelho móvel.

Sabe aquele número de chassi do carro que é único?Cada carro tem o seu?Pois é… com o celular é a mesmissima coisa!Cada “chassi/carcaça”de celular tem seu número próprio,o seu IMEI único.

Se dois celulares estiverem por aí com o mesmo IMEI,com certeza um deles é clonado.Será possivel?

Ou seja ao ser furtado,ou mediante perda de seu celular,você pode/deve bloquear não só o chip,mas também impedir que outra pessoa use aquela “carcaça” do seu celular com outro chip adquirido.

Atraves da informação do IMEI,a operadora localizou a dona do aparelho e avisou-a do acontecido.Tecnologia de ponta e profissional capacitado,unidos podem resolver muito!

Com sorte e um pouquito de boa vontade e informação,ela recuperou seu aparelho,e meu colega está em paz consigo mesmo.

Caso resolvido.

P.S:Para o bloqueio ser realizado com a operadora,é necessário registrar um boletim de ocorrência.

Sandra Sclata

dica de hoje: Leia o saudoso Millôr Fernandes

Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s