GENEALOGIA

Também assisti a série biblica ” Rei Davi “ exibida pela tv Record,com livre adaptação de Vivian de Oliveira e direção de Edson Spinello.Da história registrada na Biblia,a partir do livro de I Samuel (capítulo 13),o que se viu na tv,não foi totalmente fiel.

Sim,eu sei que numa livre adaptação é permitido(daí o nome LIVRE)inserir fatos que jamais aconteceram de verdade pra dar mais tempero a trama.Muitas vezes é válido para dar mais movimento e tempero;e não prejudica a fidelidade da história e o desenlace de seus personagens,neste caso: reais.Mas colocar Davi e Bate Seba,se vendo e se apaixonando à primeira vista,quando ambos eram ainda solteiros,foi romancear demais antecipadamente,foi de péssimo tom!

Uma informação errada incutida assim no imaginário dos telespectadores que não tenham lido a história na Biblia,fornece uma interpretação equivocada dos atos de Deus na vida de Davi,ou de quem quer que seja.Se tivesse Davi e Bate Seba,se conhecido como mostrou a serie televisiva,antes dele ser consagrado rei e ela ser esposa de Urias,tudo poderia ter tomado um rumo completamente diferente,tanto na vida deles,quanto na genealogia biblica.

Em capitulo de livro algum da Biblia,Bate Seba é descrita como essa mulher sem atenção do marido,o que mesmo se assim o fôsse não justificaria o adultério aos olhos de Deus.Na serie televisiva,deu-se a entender que eles antes não puderam realizar seu amor…(?)sua paixão.

Davi também não trancou Mical enlouquecida.Alias esse foi outro ponto inexplicável da trama: Mical vilã ficou idolatra e louca porque não teve filhos?Ou não teve filhos porque era idolatra e louca?

Na Biblia é apenas mencionado que Mical não teve filhos(II Samuel capitulo 6).

Não estou no entanto dizendo que “Mical vilã” foi mal interpretada,muito pelo contrário a atriz Maria Ribeiro fez com competência o papel que lhe foi designado.Ótimas cenas renderam com ela e seu Paltiel(André Segatti).

Também era importante ter sido explicado na serie televisiva,que o rei Saul não veio de linhagem real ( I Samuel capitulo 9),ou seja em momento algum o pastor de ovelhas Davi estava usurpando o reino,daí o fato de Jônatas(um dos filhos de Saul e pai de Mefibosete(Vitor Hugo),interpretado mui bem por Claudio Fontana,ser tão amigo de Davi e compreender que Davi foi o escolhido pra reinar dali por diante.

Todos os atores estavam perfeitos em sua escalação e interpretação.

Acho que a ótima atriz Renata Dominguez deu à sua Bate Seba gestos inimagináveis pra época,devo entender que faltou à ela a orientação e informação corretas.

Isaac Bardavid é um dos atores que mais gosto,e esteve maravilhoso como profeta Samuel, sua belissima voz poderia/deveria ter sido mais aproveitada em narrações por toda a trama.Alias um erro grotesco,foi na serie televisiva,Davi falar versos de Cântico dos Cânticos ou Cantares de Salomão (depende da versão biblica)já que os mesmos foram escritos por seu filho Salomão que naquele momento da trama ainda nem sequer existia.

Pelo elenco e produção que desempenharam maravilhosamente seu papel,valeu a pena assistir a serie biblica “Rei Davi”.

“Então Davi descansou com os seus antepassados e foi sepultado na Cidade de Davi.Ele reinou quarenta anos em Israel: sete anos em Hebrom e trinta e três em Jerusalém.Salomão assentou-se no trono de Davi,seu pai,e o seu reinado foi firmemente estabelecido.”(I Reis capitulo 2)

Que venham mais series biblicas e que fatos adaptados não lhe retirem o ponto certo.

Sandra Sclata

Anúncios
Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para GENEALOGIA

  1. Beatriz disse:

    Eu odiei o que fizeram com a Mical.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s