AUTO RETRATO

Já que amanheceu,ou seja a previsão do fim do Mundo,não(felizmente!)aconteceu ainda…Eu voltei aqui neste despretensioso blog,para deixar minhas costumeiras traçadas linhas…

Acabo de ler o livro impresso “Eu,robô”de Isaac Asimov(1920-1992),nele há uma coletânea de histórias narradas pela ótica da robopsicóloga Susan Calvin.Tudo inicia-se quando ela é procurada pela Imprensa Interplanetária;eles tinham a intenção/proposta de publicar artigos,contando detalhes da vida que a dra. Susan levou dentro da U.S.Robôs e Homens Mecânicos por longos anos.

livro impresso Eu robo IMG106

Afinal de contas,ela entrou na empresa quando tinha 20 anos e permaneceu trabalhando nela até os seus 75 anos.Uma vida totalmente imprevisivel.Ela obteve sua graduação em Cibernética,aprendeu a calcular milésimos de parâmetros e projetar cérebros para os mais diversos tipos/modelos de robôs.Com doutorado,a dra.Calvin,tornou-se: robopsicóloga.A primeira/única naquela empresa a conquistar tal titulo.

Seria a personagem Susan Calvin uma homenagem de Asimov à si mesmo?Uma especie de auto retrato?

Por pelo menos,50 anos,dra.Susan dedicou sua vida totalmente ao estudo do comportamento dos robôs em geral.Para ela, eles eram mais confiáveis e honestos,do que os próprios seres humanos.Talvez por isso,ela gostasse tanto de pesquisá-los.

“Nós eliminamos a mosca tsé-tsé e o mosqito anófeles,e as pessoas descobriram que podem viver sob o sol e gostar disso.Nós reduzimos as florestas e encontramos solo,irrigamos os desertos e encontramos jardins.Temos o carvão e o petróleo de campos intocados e minérios sem conta.”(trecho do livro “Eu,robô”,de Isaac Asimov)

Dra.Calvin desde sempre,sabia que os robôs existiriam cada vez mais em maior número,só não sabia que os conflitos entre eles e os seres humanos,seriam: inevitáveis.Mas ainda assim,não causariam o fim do Mundo.

Sandra Sclata

P.S: Feliz Natal pra todos!

dica de hoje: Envie os cartões virtuais de Natal em prol da Pediatria do INCA,para quem você gosta! Todos com desenhos da Oficina realizada por Daniel Azulay,a R$ 5 cada.Confira em: https://www.cancer.org.br/cartao-natal/cartao-natal-2012.php

Esse post foi publicado em Livros, Notícias e política e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s