AULAS

yakisobaTerminou ontem (com direito a reprise hoje)a novela “Lado a Lado” de João Ximenes Braga,Claudia Lage e seus colaboradores(exibida pela TV Globo).Nela dois casais protagonistas lutaram lado a lado por: liberdade.Cada qual a seu modo.

-Isabel(Camila Pitanga)deitou-se com um homem,amando outro,que ela acreditava ter lhe abandonado no altar de propósito

-Zé Maria(Lazaro Ramos)foi preso bem no dia do seu casamento,simplesmente por defender os fracos e oprimidos do “bota abaixo” ordenado pela prefeitura

-Laura(Marjorie Estiano)casa-se obrigada com Edgar e logo percebe que ele é “o cara” que ela sempre quis ter ao seu lado

-Edgar(Thiago Fragoso)casa-se com Laura por compromisso,mas percebe que seu coração nunca mais “baterá”por outra mulher,a não ser por ela

Outros personagens coadjuvantes(e não menos importantes)da trama também buscam por liberdade,pra escolher seus novos rumos.Impactante foi assistir na telinha,fatos históricos inseridos na trama de forma tão natural e convincente.Várias tomadas de cenas,tornaram-se aulas reais e bonitas de nossa história.Marcantes no teatro,dança,esporte.Tudo sempre registrado pela Imprensa.

Para esta negra blogueira que vos escreve,todos os detalhes referentes à opressão vivida pelos negros(as) eram importantes e significativos.Tinham que ser objetivamente transmitidos,o mais próximo da realidade vivida por meus antepassados…Embora me pareça ainda uma realidade tão recente…já que dos idos anos de 1910,até hoje em 2013,por incrivel que seja,o racismo ainda impera.

Sabe aquele olhar da baronesa Constância(Patricia Pilar)cheio de nojo e suas palavras de agressividade?

Ainda existem nos dias de hoje e não importa se aos quatro ventos,por meio de gritos ou com um mero gestual silencioso.Muitos ainda apontam para os negros(as) a entrada pelo elevador de cargas de um sofisticado prédio.Revoltante.Dói muito.

Ainda há também lado a lado,o preconceito com as mães solteiras,Sandra(Priscila Sol)teve que passar por irmã do seu próprio filho.Em nome de quê mesmo?

Segredos de familia.Uma familia perfeita preservando os bons costumes e a moral…sei.

O quê dizer então da baronesa Constância deitando-se com o sogro da filha,e também com um dos amigos de seu filho?

E o Bonifácio(Cássio Gabus Mendes)que só quer as negrinhas para a alcova,mas sem nunca assumi-las publicamente numa Confeitaria Colonial?

Bons costumes…sei.

Ver o Morro da Providência e a Rua do Ouvidor,sempre mencionados e retratados na trama,foi lindo! Uma homenagem belissima à nossa Cidade(outrora)Maravilhosa.

Remeteu-me à tristeza que sinto nos últimos tempos,ao ver pontos históricos como o Museu do Indio e o Maracanãzinho,prestes a serem apagados e literalmente derrubados de nossa história…lado a lado com obras meramente politicas.

Nesta novela tudo que foi politicamente correto e justo teve sua luta reconhecida e sua liberdade,enfim conquistada.Já os que sempre foram corruptos e maus,receberam sua paga.

Gostaria tanto que a vida real imitasse a arte neste episódio.Até lista de politicos corruptos teve o dedinho da baronesa,que subornou um juiz.Louca.

Alias todos no poder que teimam em não ouvir o povo e suas prioridades,são:surdos,arrogantes e loucos.Assim temos vividos todos sem ordem,sem progresso.Sufocados e imersos pela louca vaidade do poder vigente.Lado a Lado.

Viva Antonio Ferreira(pseudonimo de Edgar) ! Viva Paulo Lima(pseudonimo de Laura)! Viva a escrita/toda arte que liberta-nos!

Sandra Sclata

emoticonorientalP.S: Na foto,o yakisoba que nos foi oferecido em comemoração ao Dia Internacional da Mulher,ontem.Lado a lado com malhação,e na medida certa.

Esse post foi publicado em Comidas e bebidas, Entretenimento, Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s