PASSAR A VEZ

O IBGE em parceria com o governo tem um novo projeto: o de coletar dados acerca da saúde da população, sangue e urina das pessoas a domicilio para(segundo eles) traçar um perfil da saúde no país.Ah, tá!

Então, a população procura todo dia atendimento nas UPAs, nos postos de saúde e hospitais públicos e descobre que falta profissionais, falta máquinas para fazer exames e…agora, vai ter parte disso na sua porta?

Por que tanto interesse?

Parece que o projeto inclui um agente que vai passar pelas casas entrevistando seus moradores e, numa segunda ação virão outros agentes de saúde que escolherão, por sorteio, um morador para fazer exames mais detalhados de sangue, de urina.Assim o IBGE saberá o nível de colesterol, seu tipo sanguíneo, sua taxa de açúcar no sangue, todo o tipo de informações que estes exames geram.O morador sorteado será obrigado a fazer o exame ou poderá passar a vez?

Fiquem atentos: até onde eu sei, numa sociedade democrática, mesmo que justifique que é medicina preventiva, cada um escolhe a hora e o dia de ir ao médico, se vai ou não fazer o exame que o médico indicar.Isso faz parte da privacidade de cada um.

Agora é importante lembrar que medicina preventiva não é só isso.O conceito de medicina preventiva na verdade é bem mais amplo, e não envolve visitações mas sim a incorporação de hábitos saudáveis por parte da população que vão desde o evitar se automedicar até o de beber água com mais frequencia.

Pouparíamos muito mais tempo e dinheiro nessa campanha, se ela fôsse feita fixa nos postos de saúde, UPAs e hospitais.Por que ao invés de bater de porta em porta, não recrutam estes agentes de saúde, que vão ficar andando por aí, para trabalhar nos postos e UPAs, onde frequentemente as pessoas não são atendidas?

Ué, quer dizer que tem aparelhos PDAs para todo mundo anotar entrevistas, mas não tem máquinas de rx nos hospitais?

∞Patrícia Fields

Esse post foi publicado em DIREITOS, Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s