CADA UM SONHA O QUE QUER

Acabou a mini novela “José do Egito” adaptada por Vivian de Oliveira da Biblia Sagrada e exibida pela TV Record.

Bem…pelo menos deveria ser…mas adaptação livre é assim mesmo né?Cada um sonha o que quer…faz o que quer!

No sonho de José descrito na Biblia,ele muito sofre e muito fala com Deus.José ora constantemente! No sonho/adaptação livre de Vivian ,José não ora muito não…Na mini novela exibida José foi impecavelmente interpretado por Rick Tavares e Angelo Paes Leme,passou por muitos percalços sem jamais perder a fé,mas orava pouquissimo!

Por quê disso?Poderia ter explorado mais cenas de intimidade com Deus! Humanamente falando a Biblia explica como por diversas ocasiões José sentia-se triste,perdido…mas sempre buscando respostas em Deus.Na sua fé Nele pra prosseguir e não desistir daquela vida escrava no Egito.

Quando esteve frente à frente com o mercador de escravos,interpretado impecavelmente por Thelmo Fernandes,o adolescente José sentiu medo,fome,horror da vida que lhe esperava numa terra distante e desconhecida como o Egito. Afinal de contas,pensava ele,onde estava Deus quando ele mais precisava Dele?

José desde os seus ancestrais,sempre amou à Deus.Sempre compartilhou sua fé com sua familia e seu pai Jacó.E mesmo amando Deus sobre todas as coisas sem esmorecer sua fé,tudo à sua volta estava ruindo.

Tudo silêncio à sua volta.

José foi rejeitado por seus irmãos,vendido por eles por pura inveja/ciúme e escravizado no Egito.Lá destacou-se por saber: ler,escrever e fazer cálculos.Ou seja,revelou-se habilidoso com os negócios e tornou-se o escravo exclusivo da casa de Potifar.

Até parecia que a vida de José ia finalmente lhe dar um pouco de folga.

Mas que nada…a mulher de Potifar cismou com José,como sua sedução não surtiu efeito,sentindo-se rejeitada,ela acusou-o de tentar agarrá-la.A atriz Larissa Maciel fez a personagem Sati(mulher de Potifar)com veracidade!

Enviado para a prisão egipcia pelo crime de estupro que na verdade não cometera,José novamente é humilhado e sofre perante Deus buscando respostas.Ele fica na prisão por anos mesmo sendo inocente,enquanto Sati continua cometendo adultério,doidinha pra ter o nariz cortado.

José espera por seus milagres por anos…ser livre…voltar a ver sua familia…seu pai ainda viverá?

Onde está Deus para acudi-lo?José crê em Deus.E sabe que Ele está onde sempre esteve,não nos templos,mas dentro de seu coração. Basta ter fé Nele e no seu cuidado/amor.

José sai da cadeia egipcia,mais forte do que quando lá entrou…ele será inocentado do crime de estupro que nunca cometeu.Somente ele conseguirá atraves de Deus,decifrar o enigma que cerca o sonho de Faraó,que ninguém conseguiu sequer compreender! José abaixo do Faraó vai poder mandar e desmandar no Egito.É ou não é totalmente excelente?

E acreditem,nem por isso José vai se tornar arrogante ou vingativo.Continuará respeitando Potifar,e todos à sua volta. José reconhece a soberania de Deus em sua vida! José compreende que tudo que passou,fazia parte de sua missão: impedir a fome por todos os confins da terra.

José foi um grande homem de oração e de ação.

Tornou-se governador do Egito,sem nunca “abrir” mão de sua fidelidade/fé em Deus. Todos os atores da mini novela,principalmente os irmãos de José,estavam ótimos em seus papéis.Só respeitosamente acho que o ator Celso Frateschi precisava ter sido mais manco em suas aparições.Afinal de contas,Jacó lutou com um anjo conforme registro biblico.Não deve ter sido fácil…

“Aí veio um homem que lutou com ele até o dia amanhecer.Quando o homem viu que não podia vencer,deu um golpe na junta de Jacó,de modo que ela ficou fora do lugar…Então o homem disse: -O seu nome não será mais Jacó.Você lutou com Deus e com os homens e venceu;por isso o seu nome será Israel.”(Gênesis capitulo 32)

8-I Sandra Sclata

P.S:Leia você mesmo toda a história de “José-de Escravo a Governador”,impressa na Biblia Sagrada–>livro de Gênesis do capitulo 33 até o capitulo 50.

Vai por mim…você vai curtir a leitura.

Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s