AINDA HOJE

Também assisti ao filme “Serra Pelada” de Heitor Dhalia com: Julio Andrade,Juliano Cazarré,Sophie Charlotte,Matheus Nachtergaele,Wagner Moura,entre outros atores.

O pano de fundo da trama,é de anos idos,quando a nossa TV ainda transmitia tudo somente em preto & branco.A TV colorida só viria mais tarde,e poucos brasileiros a compraram logo no lançamento…acho que na minha casa foi uma das últimas na vizinhança…ou será que foi mesmo a última?

Logo o boato se espalhou por toda parte,e gente de todo canto,ficou sabendo o caminho das pedras:garimpar(e encontrar)ouro em Serra Pelada.Rezava a lenda urbana que quem chegava lá com a roupa do corpo,nada nos bolsos,nem nas mãos(a não ser uma baita disposição para garimpar),ficava rico.Milionário.

Quem não se aventurou?Hein?

Pois “dito e feito”muita gente foi,e acompanhamos de perto durante o filme,a experiência de ida dos amigos:Joaquim(Julio Andrade) e Juliano(Juliano Cazarré).

Joaquim é professor,ganha pouco(até hoje é assim né?)tem mulher e uma criança pra sustentar.A criança virá ao mundo em breve,como ele poderá sustentar dignamente sua familia?Como vão viver sem dinheiro para suprir as contas do mês?

Juliano:o grandão está endividado e tem agiota cobrando(até hoje é assim né?),ele tem que fugir pois não tem grana pra pagar ninguém.Quer lugar melhor que Serra Pelada?Ele foge do agiota e ainda tem a chance de enriquecer.

Os dois amigos partem juntos para Serra Pelada,vão participar da corrida ao ouro.Sem nenhuma garantia,viajam acreditando numa amizade mútua e num sonho compartilhado por ambos.Lá chegando os dois vão compreender que estar em Serra Pelada,prestes a enriquecer,pode envolver grandes perdas emocionais…algumas irreparáveis…dolorosas.Irrecuperáveis.

De fato,Joaquim e Juliano vão “ralar”(ops…garimpar)pra caramba e vão esbarrar na sorte grande!Que momento esperado! O professor Joaquim já tem dinheiro alto para mandar pra sua esposa e filha,que alias já nasceu e ele só conhece(?) por fotografia.Eles decidem ficar um pouco mais.Enriquecer.

Juliano:o grandão,leva jeito para negociar.Quer cobrar muita mão de obra e ainda lucrar alto em cima…eles dois agora são sócios de um “barranco”,unidos na amizade e no garimpo.Pelo menos até a página 2…

A vida na Serra Pelada é sob forte pressão(ainda hoje né?)e cada um deixa aflorar mais a pele,o que realmente é…ou o que tornou-se com o passar do tempo! Numa briga pelo poder territorial,para defender a vida do amigo Joaquim…o grandão Juliano vai matar.E não vai sentir remorso algum perante o acontecido.

Essa experiência,aciona um dispositivo incontrolável em Juliano,que o leva a buscar sempre mais ouro,mais poder…nesse rumo sem volta,ele fica atraído por Tereza(Sophie Charlotte),uma garota perdida que é noiva de Carvalho(Matheus Nachtergaele) coronel que manda em tudo por ali,e que quer porque quer comprar o barranco dos dois amigos.Alias o único que ele ainda não é dono.O barranco deles não está à venda.

Há também correndo por fora na disputa territorial,Lindo Rico(Wagner Moura)que com sua fala mansa,está sempre tecendo uma rede de intrigas,pronto pra semear qualquer tipo de discórdia.

Um filme realista,histórico e porque não dizer atualissimo…já que muitos ainda hoje continuam empenhados na corrida do ouro.Todos querem enriquecer.Custe o que custar…e o preço pode mesmo ser alto!

=D>Sandra Sclata

Esse post foi publicado em FILME, Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s