UM

Sentei-me para assistir pela Copa do Mundo do ano corrente,a semifinal :

Brasil x Alemanha.

Pela primeira vez nessa Copa do Mundo aqui no Brasil com o slogan “Diga não ao racismo”,pude ver uma criança negra de mãos dadas,enfileirada com um dos jogadores na entrada de campo.Em todas as outras entradas de crianças com jogadores,só vi crianças brancas.Se tenho algo contra as crianças brancas?Absolutamente nada.Penso que somos todos da raça humana independente da tez sempre tão observada.Só acho que o slogan “Diga não ao racismo” foi pura fachada.Entende?

Para inglês ver…nada mudou quanto à isso!

No momento de entoar o hino nacional brasileiro,estavamos todos lá,jogadores e torcida: unidos.Aos primeiros acordes surgiu a camisa 10 de Neymar,entre as mãos do goleiro Homem de Lata Julio Cesar e do capitão David Luiz Sansão.Simbolizando que Neymar estava ali junto…é tóis!

Até então nada de diferente,que eu daqui do sofá(que foi de onde os pobres de marré de si e os não bolsistas-familia assistiam aos jogos dessa Copa do Mundo aqui no Brasil)notasse que nossos jogadores estivessem maus…a não ser pelas ausências em campo de: Neymar por ter sofrido falta grave no jogo anterior que lesionou sua coluna e Thiago Silva por ter ganho dois cartões consecutivos.Daí o fato de nesse jogo David Luiz Sansão ter se tornado capitão do leme Brasil.

O jogo iniciou e a seleção brasileira parecia focada,mas foi apenas por 10 preciosos minutos,quando em seguida aconteceu o primeiro gol alemão.Nossa seleção brasileira abalou-se.Desmoronou.Ficaram atordoados…Fred Guerreiro entregou os pontos e nem sequer lutava pela posse de bola.Não marcou nem gol,nem adversário.Meu coração tricolor carioca ficou pequenininho.Perdia meu Fluminense.Perdia meu Brasil.

A camisa rubro negra alemã fazia mais e mais gols…os jogadores brasileiros de defesa não conseguiam auxiliar nosso goleiro…e nosso Homem de Lata Julio Cesar viu-se só! Ele até fez o que deu pra fazer,mas na sequência interminável não foi muito,a julgar pelo resultado:07 gols alemães e somente 01 gol brasileiro marcado heroicamente pelo pai do ano Oscar Ratatouille.

Exercito de um homem só…foi assim que nossa seleção brasileira comportou-se durante o jogo.Cada qual de forma atordoada achando que sozinho reverteria o caos da situação.O caos do absurdo.Mas minha gente,ninguém consegue fazer tudo sozinho(a).Nem na vida,nem no futebol.

Mas quer saber? Eu não vim aqui hoje escrever estas mal traçadas linhas para apontar um culpado.Nem para apontar os culpados.Não é por aí que a banda toca…pelo menos não na minha tão leiga e despretensiosa opinião.Não é assim que eu enxergo / entendo a vida e seus inúmeros obstáculos.

Continuo gostando e torcendo pela seleção brasileira do mesmo jeitinho que antes…Juro.

Não estou magoada.Não me peçam desculpas,caros jogadores.Eu fiquei triste porque queria que esse Hexa acontecesse aqui no Brasil.Queria que esse Hexa acontecesse com vocês,caros jogadores!Eu estou é triste e confusa por não entender,porque o universo não conspirou a favor desse hexa brasileiro.Sei que é preciso aceitarmos tal acontecimento de espinha ereta.Mas não é fácil,nem pra vocês jogadores,nem pra nós torcedores.

Dói demais essa derrota porque foi de goleada.Por terem sido 07 gols a pancada é forte! Foram sete passos nos afastando do hexa em casa.E justamente sete passos é que nos levavam inicialmente ao hexa quando a Copa começou…Sinceramente eu acredito que o quê aconteceu ali naquele campo de futebol,nada tem a ver com a escalação feita pelo técnico brasileiro Felipão.Fôsse qual fôsse a escalação diferente,tudo teria acontecido da mesma forma…talvez mais um gol de Neymar…de Thiago Silva…Mas na minha visão leiga,porém mui fervorosa,houve ali um sugar na magia brasileira,um apagão na magia brasileira…parecia que os jogadores estavam carregando o mundo todo nas costas.Mostravam-se exaustos emocionalmente.

Nós torcedores também sucumbimos,e os olhos marejaram…

Os alemães estão felizes por sua goleada,mas não deviam estar tão orgulhosos,pois o jogo não foi nada bonito.O jogo foi um abate ao vivo.Só ali naquele momento,perante aquela humilhação,lembrei-me que na Bienal 2013 eu impliquei o tempo todo com a homenagem prestada à Alemanha.Lembram?Será que eu tava sofrendo por antecipação?Premonição?

Da Alemanha sempre me lembro da morte de Bussunda(Copa 2006)e agora fica também registrada essa goleada.Dois fatos tristes e marcantes.Acho que da Alemanha só gosto de Kafka,que me foi apresentado na adolescência(tempos idos,eu sei),mas o processo atual me causa tal metamorfose que quase já me parece natural acordar transformada numa barata.

Pronta pra ser esmagada.

A Alemanha com sua goleada pisou forte na seleção brasileira e festeja a humilhação,e é como se esmagasse uma barata na quina de uma parede.Com sandália bico bem fino.Finissimo.Portanto não ficarei contente se a Alemanha for a campeã da Copa do Mundo aqui no Brasil.

Não posso torcer pela Argentina porque não vi em seu “futebol messismo” rolando nada de extraordinário!Ou seja não torço por nenhuma das que ficaram para campeã desta Copa do Mundo aqui no Brasil.C’est fini.

Já a Holanda,os simpatiquinhos da hora,na Copa 2010 nos derrotaram com nossa bandeira brasileira em seus uniformes.Um deboche.

Se nossa seleção brasileira vai ganhar no sábado?Só Deus sabe…mas tanto faz se nossa seleção brasileira vai ou não conquistar o terceiro lugar nessa Copa do Mundo.Minha torcida independe desse ou de quaisquer outros resultados favoraveis.

Sou brasileira com muito orgulho e esse sentimento não depende de vitórias.Serei sempre torcedora fiel…rogo que Deus zele por todos nós,

https://escrevemosjuntos.wordpress.com/2014/06/08/os-camisados-da-selecao-brasileira-2014/

https://escrevemosjuntos.wordpress.com/2014/06/08/copa-do-mundo-2014-no-brasil/

#ForçaNeymar

#Copa2014

Sandra Sclata

Esse post foi publicado em Jogos, Livros, Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

