BALDE FURADO

João não se importa com as criticas.Podem falar o que quiserem de João.Nada o abala.A única coisa que João vê nas sua frente são as flores que ele ajuda a plantar no meio do caminho.Nada mais.

Assim é o livro que acabo de ler “João da água” de Patricia Engel Secco.

O livro é baseado em uma lenda budista, que eu acredito que todo mundo deveria ler.Em toda a minha vida já vi todos os personagens apresentados nessa história: já vi gente que é como João da água sendo sempre criticado, e tendo que seguir em frente; e já vi gente que é do grupo dos que criticam, dos que deixam de cuidar da propria vida para viver a vida alheia; e ainda há aqueles que acham que tem que combater as criticas e tentam ajudar os que são João da água e, se debatem tentando mudar o destino e, quase sempre não conseguem.E aí, a que grupo você pertence?

Nem preciso ouvir a resposta.Já sei que a grande maioria está no segundo grupo: no grupo dos que vivem a vida alheia.Porque caso essa realidade fôsse diferente nosso mundo seria melhor: sem invejas, sem intrigas.E não é isso que acontece.

Na história, João da água alerta seus irmãos que enquanto as pessoas riem do seu balde furado, no caminho em que ele passa nascem flores justamente porque elas recebem a água que pinga de seu balde furado.Se sua vida é uma longa caminhada com um balde furado, olhe pros lados pode ser que estejam nascendo flores no caminho por sua causa e você não tenha notado.

Quem foi que disse que o que você faz não tem valor?É alguma autoridade divina de peso?

João da Água mostra aos seus irmãos o valor daquele balde furado e, acima de tudo que eles não precisavam explicar e nem provar nada a ninguém.Deixa o pessoal rir.Eles estão rindo de desespero.

Patricia Fields

https://escrevemosjuntos.wordpress.com/2014/05/22/ao-mesmo-tempo/

Esse post foi publicado em Livros, Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s