PARA O ALAN

Estava eu muito animada para novamente fazer uma das coisas que mais gosto:assistir a um bom filme.Tanto faz se em casa ou se no cinema.O que importa é curtir o filme.

Já tendo me encontrado com a Patty,em frente ao cinema,lá fomos nós duas comprar nossos ingressos.Escolha feita,pagamento realizado,só nos restava agora aguardar…e foi o que fizemos,duas irmãs contando uma para a outra como fora seu dia…o que não deu muito certo,onde conseguiu resoluções imediatas e positivas e tudo mais…Com tanto papo rolando,logo chegou o horário de nossa sessão.Nos encaminhamos para a sala de exibição,quando vi dois funcionários na entrada da sala de exibição.Um era por demais agitado e falava alto…achei aquilo meio estranho,por que dois funcionários na entrada de uma sala?Não seria um capaz de picotar ingressos e entregar os óculos 3D?

Não dei importância ao fato,foi um destes pensamentos que surge na cabeça da gente em segundos e na mesma hora vai embora! Mas acho que neste caso o que tive foi uma premonição sobre o funcionário agitado.Do quê eu estou falando?Eu explico:

sabe o funcionário agitado?Quando estava chegando na fila a minha vez e a da Patty para picote dos ingressos,ele gritou:

-Por favor ingresso na mão! Ingresso na mão!

Eu pensei,porque ele tá gritando isso?Depois ele gritou algo pior(e o colega funcionário também do cinema,quieto entregando os óculos 3D):

-Bora gente que hoje tem muito para vocês verem…tem muito macaco hoje…muito macaco pulando…rsrsr…rsrsr

Isto foi falado por ele enquanto picotava os ingressos: meu e da Patty.Depois que o funcionário quieto nos entregou os óculos 3D,o agitado sorriu para ele.

Eu e minha irmã nos olhamos e imediatamente entendemos do que se tratava.É sério?Em pleno ano corrente de 2014,com todo mundo ali olhando,aquele funcionário tava tirando “uma com a nossa cara”?

Ele tava fazendo uma piadinha racista?Ele tava exercendo o seu racismo?

No meio do caminho para as cadeiras da sala de exibição,eu fiz meia volta…fiquei de lado na porta de entrada…à espreita da fila.Observava se até toda fila findar,o funcionário agitado voltaria a fazer tal piadinha com mais alguém…se fizesse a piada com algum branco seria com o mesmo tom?

Mas não,cara pálida.

Toda fila passou longa e ele não apressava ninguém a ter ingressos nas mãos,e nem falava sobre macacos…é mole?

Quando a fila toda entrou,fui até ele e perguntei:

-O comentário sobre macacos pulando foi especialmente pra mim e minha irmã?

-Não senhora,a senhora compreendeu mal.É que a gente fica brincando mesmo,eu e ele.

-Como é o seu nome?

-Alan.Meu nome é Alan.

-Mas Alan,seu colega não disse absolutamente nada.Foi você quem falou o comentário sobre macacos e somente quando passava nós duas…com todo o restante da fila você nada comentou…a piadinha só rola quando passa negras?

-Não senhora,pelo amor de Deus,não fala com o gerente.Preciso do meu emprego.E meu pai sabe…

Sabe o quê?O pai dele porventura é negro?Sei lá…E o que eu tenho a ver com isso?Não perguntei nada sobre a familia dele.Eu sei quem é o gerente do local,já falei com ele em outra ocasião,mas em momento algum pensei em desta vez procurá-lo.Não acho que ele seja responsável por ter um (ou quem sabe mais funcionários)racista.

Todo racista deve ser ele mesmo responsabilizado por seus maus atos,e não seu gerente.Enquanto ele argumentava que eu entendera errado seu comentário/sua piadinha,e não nos pedia desculpas,olhei ao redor e não vi nenhum funcionário negro(a) no estabelecimento.

Penso que Alan talvez nunca tenha visto a raça negra tão de perto,curtindo um cinema de forma tão civilizada e pacifica.Talvez tenha aprendido que somos perigosas:as mulheres negras.

Este post é para o Alan e todos os racistas de plantão que ainda se dão o mau gosto de tentar constranger os negros(as) nos ambientes mais diversos…

Este post é para o Alan e todos os racistas de plantão saberem que vão ter que conviver conosco.Com nossa presença negra e humanamente guerreira.Vão ter que nos engolir.

Sandra Sclata

 

https://escrevemosjuntos.wordpress.com/2014/07/21/para-alan-e-todos-que-sao-como-ele/

 

Esse post foi publicado em DIREITOS, FILME, Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

