CRÔNICAS DE UMA CASA DE CABEÇA PRA BAIXO

Saio na rua e passo por um menino que lê um livro ao mesmo tempo em que anda pela rua, de noite.Ele está lendo um livro e andando ao mesmo tempo que usa boné.Um grupo de pessoas passam por mim, quando me veem gritam alto, mas o que falam não é comigo, é com o outro que está bem ao seu lado.Mas quando fala, ou melhor grita, olham pra mim.Passo pela BRT onde as pessoas se debruçam sobre o ombro do que está a frente para esperar o bus; elas não se conhecem e no entanto encostam umas nas outras.Elas não se conhecem e começam a conversar.Uma mulher conta pra outra que voltou a morar com os pais depois de casada.Ah, mas voltou sem o marido…cansou dele logo no dia seguinte da festa de casamento…argumento: ele mentiu.Mentiu sobre beber socialmente e até sobre o partido.Segundo ela, ele é filiado de um partido e não disse antes de casar.E pior: é da oposição.Tudo o que eu quero é comida e nada mais.

O bus chega, todos entram, menos um.Um homem que não estava alí esperando o bus mas sim para cumprir um rito que ele faz todo dia: o de ficar em pé na rua vendo as pessoas ir e virem.Todo dia ele levanta cedo, fica em pé na rua e só volta pra casa de madrugada.Ele tem família mas vigiar a rua é preciso.

Olhei em volta e conclui: somos todos brasileiros e, no entanto eu estou destoando.Penso diferente, escrevo diferente.

Vesti azul enquanto sonhava junto com mais de 50.000.000.

Não reconheço o lugar onde nascí e percebo o que Cazuza já disse/descobriu uma vez: “No nosso mundo um troço qualquer morreu…”

Patrícia Fields

https://escrevemosjuntos.wordpress.com/2014/10/27/cal/

Esse post foi publicado em DIREITOS, Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

