DE TUDO DISPÕE

Acabo de ler “Civilização” de Eça de Queiroz.
Nele o personagem Jacinto possui tudo que a riqueza pode lhe proporcionar:
-uma casa luxuosa
-invenções recem descobertas no exterior
-biblioteca repleta de edições raras
Jacinto,herdeiro rico,sempre tem a companhia do seu amigo José.E pelo que ele nos conta(José é o narrador deste conto),Jacinto acha sua vida luxuosa:um tédio.Ao que tudo indica,ter tudo às mãos,sem precisar conquistar,nem sentir falta de nada lhe desmotiva a viver.
Jacinto é rico,muito rico…herdou tudo e de tudo dispõe.
Sobrevive assim por anos,sempre desabafando com o amigo José que mesmo tendo sua vida cercada de dinheiro,segue por ela sem entusiasmo algum! Mas eis que surge entre os seus bens herdados,uma propriedade no campo.Decide então conhecer a tal casa de campo…quem sabe por lá anima-se?
A viagem é desastrosa,sua bagagem se perde…a tal casa de campo encontra-se muita velha e sem nenhum conforto.O dono da pousada local lhes oferece hospedagem e refeição.Quando José poderia imaginar ver seu sofisticado amigo Jacinto dormindo num colchonete no chão ou comendo uma refeição em louças velhas(mas mui limpas) e lascadas?
Pois Jacinto adorou a comidinha caseira,e há tempos não desfrutava de um sono tão reparador,olhando o céu estrelado do campo!Jacinto então decide,vai reformar aquela Quinta e passar o verão curtindo!Já José voltaria para a civilização de outrora e assim que pudesse reencontraria o amigo.E assim foi…
O tempo passou e Jacinto jamais voltou à cidade,passou a viver uma vida simples e comenta-se que casará com uma moçoila do povoado.Iniciará uma aldeia feliz…Deixou a civilização no passado…agora sim sente-se feliz.
Sandra Sclata

Esse post foi publicado em Livros, Nosso coração na rima leu, Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s