DOIS PRATOS

Acabo de ler “Frei Genebro” de Eça de Queiroz.
Neste conto nos deparamos com Frei Genebro,servo de Deus e outrora um discipulo de S.Francisco de Assis.Frei Genebro é conhecido por todos,como o franciscano da bondade,pois “corre a noticia”de que ele é capaz de tirar suas vestes do próprio corpo para dar à quem quer que seja…à quem esteja sem ter como se proteger do sol ou se aquecer do frio.
Frei Genebro faz vários atos de doação e generosidade publicamente,afirmando à todos que assim expressa seu amor à Deus e ao proximo.Frei Genebro afirma se doar a quem se encontrar com amor e respeito.
Frei Genebro é todo devoção e fé no Criador.
Frei Genebro decide então fazer uma visita ao seu velho amigo Egidio,e põe-se na estrada,sempre dividindo com todos o que tem…Pelo caminho de peregrinação avista muitos animais de pastoreio:ovelhas e porcos pastam alegremente!
Frei Genebro pensa…por onde andará o pastor de ovelhas?Ele precisa “tomar conta” destes animais…e se um lobo mau porventura aparece e atenta contra a vida de um destes animais?
Que Deus os proteja.
Chegando a casa de seu velho amigo Egidio,o encontra doente e solitário.O amigo alegra-se com a chegada de Frei Genebro,ele acredita que está prestes a sucumbir e faz ao Frei Genebro um último pedido:quer comer um naco de carne de porco.
Na cozinha do amigo nada há,mas Frei Genebro jura que seu amigo terá seu último prato servido.Frei Genebro corre para o local do pastoreio e vê que por lá ainda encontra-se um porquinho desprotegido.Frei Genebro então o mata sem dó nem piedade,e serve ao amigo Egidio,que come gulozmente.
Ao voltar para o vilarejo,Frei Genebro também morre…o arcanjo que o busca envolto em luz,viaja com ele.Frei Genebro antes de findar a viagem ,vê pesar na balança de sua vida os dois pratos/lados seus:
-num prato,os atos bons que cometeu durante toda sua vida
-noutro prato,um ato mau e cruel
Frei Genebro acredita piamente que todos os seus atos bondosos e propagados serão peso maior na balança,conduzindo -o diretamente para o céu.
Mas para sua surpresa e de todos ,o único ato mau que fez,o fará ter morada eterna no inferno.
O que Frei Genebro fez de tão mau?
Ele matou um inocente animal,um porco desprotegido que tinha o direito sagrado de viver.Os animais são criados por Deus…e merecem nosso amor e cuidado.
Não aprendeu Frei Genebro nada com S.Francisco de Assis,protetor dos animais?
Sandra Sclata

Esse post foi publicado em Livros, Nosso coração na rima leu, Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s