NÃO HÁ NADA DE NOVO DEBAIXO DO SOL 2

😷Por curiosidade e só por curiosidade fui ler como foi a tal pandemia da gripe espanhola em 1918, tão mencionada neste momento pandemico… e me deparei com uma história interessantíssima e cheia de nomes ilustres. Por isso vou compartilhar com vocês algumas coisas que me chamaram a atenção. Pra começar, temos Carlos Chagas (infectologista e epidemiologista) que foi o herói da batalha contra a pandemia da gripe espanhola. Carlos Chagas junto com os seus professores Miguel Couto(clínico medico) e Francisco Fajardo (microbiologo) estudou, pesquisou todas essas viroses que nos assombram e implantou no nosso país uma política de pesquisa que vem sendo sabotada nos ultimos tempos. Naquela época o Rio de Janeiro não era chamada de cidade maravilhosa mas sim de cemitério de marinheiro. O presidente da época Wenceslau Bras não levou a pandemia da gripe a sério e não tomou medidas sanitárias e nem isolou a população antes de 35 mil brasileiros morrerem. O que Wenceslau Bras fez? Apenas trocou várias vezes o comando da diretoria da Saúde Pública. Quando a pandemia chegou no auge e 35 mil pessoas já haviam morrido, Carlos Chagas assumiu o comando da batalha e junto com o prefeito Pereira Passos fez:
pesquisas; hospitais de campanha e postos de atendimento emergenciais; e junto com Oswaldo Cruz, ele implantou uma reforma urbana com medidas sanitárias rígidas como arejar lugares e acabar com o esgoto a céu aberto.
Viu? Qualquer semelhança com o que estamos passando não é mera coincidência. É repetição. Não há nada de novo debaixo do sol!
#combateaocoronavirus
#fiqueemcasa
Patricia Fields

Esse post foi publicado em Notícias e política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s