É UM SALÃO DO LIVRO,CERTO?

Estive no Salão do livro, evento(cicerone: Jô Ramos) que acontece em vários países mas que aqui no Rio aconteceu no Hotel Américas. Neste evento, temos oportunidade de ouvir vários escritores. É um momento onde todos expõem suas obras. Logo quando cheguei, pude dar uma olhadinha nos livros expostos e vi tanta coisa…tanta leitura que pode ser minha próxima viagem. E só por isso o salão do livro já cumpre o seu papel, é uma iniciativa válida porém no meio de tanto livro fiquei com a sensação de que falta algo…Procurei, então entender o evento, é um salão do livro, certo? Fui, então assistir as palestras que estavam programadas, afinal eu não podia ir embora sem ouvir o que cada autor tinha pra dizer de sua propria obra. Será que o que eles acham da propria obra vai ser a mesma opinião que terei quando lê-las? Por isso me reservo o direito de dar a minha opinião neste despretensioso blog sobre o que vi de cada um deles.

📚O salão do livro e os escritores📸

Bom, começo com a autora Antonina Buriti que compartilhou conosco sua história, uma história de amor que ela viveu e tudo o que ficou dela… bonito isso.Em seu livro “A Jornada do despertar”, ela revela o quanto se sentiu grata por viver esse amor. Se tiver oportunidade, um dia, leio sim. Então, temos o artista plastico Sérgio Almada que apaixonado por Clarice Lispector compartilhou com todos uma crônica dela…nossa,que respiro, foi bom ouvir as palavras de Clarice pela tarde. Afinal Clarice Lispector é sempre muito direta, assertiva no que dizia e isso nos leva a reflexão. Obrigada, Sergio por esse momento. O ator Paulo Reis, agora escritor, também escreveu um livro Titeres (pelo que entendi foram dois com promessa de ser trilogia, série e tudo mais) com história bem instigante: duas famílias, uma branca outra negra, se envolvem num crime…Nossa, deve ser bom. Tá aí, uma leitura que eu também farei assim que puder. O professor Marcos Ribeiro expôs seus livros(é mais de um) que fala sobre sexualidade nas escolas e mais do que isso fala sobre relacionamentos saudáveis. Os escritores Paulo Sabino e Christovam de Chevalier deram ao salão do livro ares de sarau, quando leram alguns poemas de sua autoria. Foi uma boa ideia fazer isso, eu tava precisando. Rimas bem engendradas, talento puro da dupla. Hugo Iurcovich falou de espiritualidade, mas não de religião. E isso faz toda a diferença. Em seu livro “Búzios espituralidad El portal del nuevo mundo”, Hugo fala da importância das pessoas que caminham junto com a gente na vida. Precisam ser especiais, precisam ser escolhidas a dedo. Não pode ser qualquer um. Palavras profundas de Hugo, eu gostei…mas eu não sei se toda a plateia entendeu. Eu entendi.

☕️📚Patrícia Fields

Esse post foi publicado em Livros, Notícias e política, Personalidades e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário